Os dois primeiros Saab Gripen de produção da FAB (Força Aérea Brasileira) desembarcaram na noite da última sexta-feira (1º) no porto de Navegantes (SC). Os aviões fazem parte de um lote de quatro aeronaves entregues em novembro passado para a Força Aérea na Suécia.
+ Seios de Larissa Tomásia chamam a atenção em clique curtindo dia de sol em Pernambuco
+ FAB usa helicóptero empregado em ataque da Ucrânia contra a Rússia
+ Força Aérea dos EUA pretende comprar mais caças F-15 e aposentar F-22
+ Harley-Davidson dá dicas de como conservar a moto parada
As aeronaves de caça vieram de Norrköping (Suécia) montadas e foram encaminhadas ao aeroporto da cidade, onde passarão por ajustes finais e testes, devendo ser levadas em voo até a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) nesta segunda-feira (4).
Até o fim do ano, a expectativa é que seis Gripen E (monopostos) de produção já deverão estar integrados ao arsenal brasileiro, se somando a uma sétima aeronave, um protótipo, que chegou em 2020 e atualmente é utilizado pela Saab na campanha de testes do modelo no Brasil.
Em 2014, a FAB fechou a aquisição de 36 aeronaves do modelo. Além dos aviões importados da Suécia, haverá a montagem de exemplares do Gripen no Brasil, em parceria com a Embraer. Atualmente, o Brasil estuda a expansão do número de unidades do caça.