
Um dos motivos para a indústria automobilística ter adotado o uso de fibra de carbono foi a combinação de resistência e baixo peso. Mas o seu alto custo faz com que componentes feitos com o material sejam empregados principalmente em carros esportivos. Pois a Porsche deu mais um passo na criação de um substituto para a fibra de carbono, feito com um material natural e renovável.
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Um 718 Cayman GT4 Clubsport MR que vai competir nas 24 Horas de Nürburgring (Alemanha) deste ano (que acontece entre hoje (24) e o dia 27 de setembro) está equipado com capô, portas, para-lamas, para-choques, asa traseira, e difusores feitos com a nova fibra. Nas portas, o material foi aplicado sobre uma chapa de madeira, enquanto na asa traseira a fibra orgânica foi misturada com resina epóxi antes de ser “cozida” em um autoclave.
De acordo com a Porsche, em testes iniciais o material se mostrou adequado para uso em peças não estruturais, com a vantagem de se quebrarem em pedaços maiores e menos afiados em caso de colisão.
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