Polônia recebe novo lote de canhões autopropulsados coreanos K9A1 Thunder

Polônia recebe novo lote de canhões autopropulsados coreanos K9A1 Thunder. Foto: X @SztabGenWPPolônia recebe novo lote de canhões autopropulsados coreanos K9A1 Thunder. Foto: X @SztabGenWP

A Polônia recebeu um novo lote de canhões autopropulsados coreanos K9A1 Thunder, de calibre 155 mm, em um esforço contínuo para reforçar sua capacidade militar.

O Estado-Maior do Exército Polonês anunciou a chegada em 13 de novembro, juntamente com a divulgação de imagens que documentam a entrega.
Um total de 12 unidades de obuses autopropulsados foi desembarcado no porto de Gdynia, como parte de um contrato firmado em agosto de 2022. Este contrato inicial, que prevê a entrega de 212 canhões K9A1, é parte de um amplo acordo-quadro assinado em julho de 2022 entre a Agência Polonesa de Armamentos e a Hanwha Defense, da Coreia do Sul.

O acordo prevê que as entregas sejam concluídas até 2026, após o que os canhões serão modernizados para a versão K9PL. A modernização será realizada em colaboração com especialistas do Polish Armaments Group (PGZ) e da Hanwha Defense. A partir de 2026, a Polônia planeja produzir cerca de 460 sistemas adicionais já na versão K9PL, construídos localmente em uma nova instalação industrial.

O contrato também inclui veículos de apoio K10 ARV e K11 FDCV, equipados para reabastecer automaticamente os canhões durante operações de combate. As versões polonesas dos K9 incluem o sistema integrado de controle e posicionamento C2, além do kit de controle automático de fogo TOPÁZI, desenvolvido para operar em conjunto com veículos de comando poloneses.

Polônia recebe novo lote de canhões autopropulsados coreanos K9A1 Thunder. Foto: X @SztabGenWP

No final de outubro, a Polônia já havia recebido 108 unidades dos canhões autopropulsados, e a entrega anterior de 12 unidades ocorreu em 7 de outubro. A expansão do arsenal busca compensar a redução no número de canhões autopropulsados disponíveis, em função das doações de artilharia que a Polônia fez à Ucrânia como parte de sua contribuição à defesa do país vizinho.

Com essa nova entrega, a Polônia dá mais um passo para fortalecer suas capacidades de defesa e garantir maior autonomia em seu sistema de artilharia, ao mesmo tempo que contribui para a segurança regional.

Fonet e fotos: X @SztabGenWP. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top