Polônia encomenda 58 veículos blindados ROSOMAK com módulos ZSSW-30 avaliado em US$ 659 milhões. Foto e vídeo: Facebook Rosomak S.A.
O exército polonês fez um pedido de 58 veículos blindados ROSOMAK equipados com novos módulos de combate ZSSW-30. A Polska Grupa Zbrojeniowa SA (PGZ) anunciou que o contrato está avaliado em cerca de 2,6 bilhões de zlotys (US$ 659 milhões).
+ Clique aqui para ver o vídeo dos veículos blindados ROSOMAK
As entregas dos blindados prontos estão previstas para os anos de 2026 e 2027. O contrato inclui também um pacote logístico com peças de reposição. Os componentes dos veículos serão fabricados pelas empresas polonesas Huta Stalowa Wola SA, Polska Grupa Zbrojeniowa SA, Rosomak SA e WB Electronics SA.
Em 2023, o exército polonês recebeu pela primeira vez veículos blindados Rosomac armados com o novo módulo de combate ZSSW-30. Este equipamento é projetado para combater alvos blindados e fortificações inimigas, além de fornecer apoio de fogo às unidades durante operações de combate.
O módulo de combate ZSSW-30 é equipado com um canhão automático Mk.44S de 30 mm, adaptado para o uso de munição programável. Ele também possui um lançador duplo do sistema de mísseis antitanque Spike-LR.
Módulo de combate ZSSW-30. Instagram @pgzsa
O sistema controlado remotamente inclui um sistema automatizado de controle de incêndio desenvolvido pela WB Electronics, miras PCO estabilizadas com câmeras de imagem térmica, um telêmetro a laser e um sistema de proteção ativa SSP-1 Obra.
O ZSSW-30 compete com as torres italianas licenciadas Hitfist-30P, que já foram usadas como base para esses veículos de combate. Devido ao aumento de peso e consequente deterioração das características de velocidade do veículo, o compartimento de tropas nos veículos de combate com a torre ZSSW-30 foi reduzido para seis pessoas.
No ano passado, foi anunciado que a Ucrânia receberá 200 veículos blindados Rosomak da Polônia, que serão entregues em partes. O Rosomak é uma versão licenciada do veículo blindado de rodas finlandês Patria AMV, produzido na Polônia nas versões IFV e APC.
Foto e vídeo: Facebook Rosomak S.A. Fonte: grupapgz.pl Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.