
A Polônia assinou um acordo com a General Electric para o fornecimento de 210 motores T700 destinados à sua frota de helicópteros AH-64E Apache Guardian
+ Noruega envia caças F-35 para fortalecer a defesa aérea da Polônia
A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da General Electric.
O contrato inclui, além do fornecimento dos motores, a certificação da fábrica de aeronaves polonesa Wojskowe Zakłady Lotnicze (WZ-1) para manutenção e reparo dos motores T700 utilizados nos helicópteros Apache e Sikorsky S-70i Black Hawk.
A certificação também abrangerá os motores CT7, empregados nos helicópteros Leonardo AW149 e AW101.
Treinamento técnico e expansão de parcerias
A Wojskowa Akademia Techniczna, a Academia Técnica Militar de Varsóvia, será responsável por gerenciar o treinamento de técnicos militares e especialistas da fábrica WZ-1. Esses profissionais atuarão diretamente na manutenção e reparo dos motores, fortalecendo a capacidade técnica local.
O acordo também sinaliza uma potencial futura parceria entre a Polônia e a General Electric para o desenvolvimento e fornecimento de motores F110, F414 e F404, utilizados em outras aeronaves de combate.
Investimentos significativos na frota de helicópteros
Em agosto, o governo polonês havia assinado um contrato para a aquisição de 96 helicópteros de ataque AH-64E Apache, tornando a Polônia o segundo maior operador dessa aeronave no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O contrato, avaliado em US$ 10 bilhões, inclui as aeronaves e serviços relacionados.
Para viabilizar o contrato, os Estados Unidos concederam à Polônia um empréstimo de US$ 3,08 bilhões. A entrega dos primeiros helicópteros AH-64E está programada para 2028, com previsão de conclusão do contrato até 2032. Enquanto isso, o exército polonês já recebeu oito helicópteros AH-64D provenientes dos Estados Unidos, que serão utilizados até o início das entregas das novas aeronaves.
Detalhes financeiros e cronograma
A General Electric não divulgou o valor do contrato para os motores T700 nem os detalhes do cronograma de entrega. A parceria, no entanto, representa um passo importante na modernização das forças armadas polonesas e no fortalecimento de sua capacidade de defesa.
Fonte e imagens: mil.in.ua / geaerospace / Wikimedia . Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.