Polícia dos EUA distribui AirTags para rastrear carros roubados e reduzir crimes

Polícia dos EUA distribui AirTags para rastrear carros roubados e reduzir crimes (Đức Trịnh – Unsplash)

Nos Estados Unidos, a polícia de Arvada, no Colorado, começou a doar AirTags da Apple e rastreadores da Tile para ajudar na recuperação de veículos roubados.

+Capacete com IA elimina pontos cegos e promete revolucionar a segurança dos motociclistas
+Pai e filho caem em lago congelado com moto de neve e resgate surpreende pela simplicidade

Essa iniciativa visa facilitar a localização dos carros, permitindo que os donos forneçam os dados dos dispositivos para a polícia agilizar as buscas. Além dos rastreadores, os motoristas receberam adesivos para alertar que seus veículos possuem dispositivos de rastreamento.

Embora sejam úteis na prevenção de crimes, as AirTags já foram alvo de críticas e polêmicas desde seu lançamento em 2021. Autoridades de Vermont alertaram para o uso indevido do gadget por criminosos, que escondiam os rastreadores em carros para facilitar roubos.

Além disso, a Apple enfrentou processos legais por acusações de que as AirTags estariam sendo usadas por stalkers, sem medidas adequadas de segurança para proteger os usuários.

Apesar das controvérsias, há expectativas sobre melhorias nos dispositivos. Rumores indicam que uma nova geração das AirTags, prevista para 2025, terá alcance até três vezes maior, o que pode ampliar suas aplicações, tanto para segurança quanto para outras finalidades.

Fonte: TecMundo | Foto: Đức Trịnh – Unsplash | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial