A Bridgestone está na corrida dos pneus que não furam, nem necessitam de ar no seu interior, e deve apresentar uma versão final para uso em bicicletas já em 2022.
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O fabricante japonês confirma assim que se mantém empenhada em garantir o lançamento de um pneu que não necessitará de ar no seu interior para cumprir sem problemas e por muitos mais quilômetros a sua função.
A Bridgestone apostará primeiro no lançamento de versões mais compactas e leves deste modelo para equipar um tipo específico de veículo, muito mais em moda, as bicicletas. A marca anunciou que prepara uma frota exclusiva de bicicletas para servir durante a realização nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, em Tóquio, totalmente equipada com a versão final do seu pneu sem ar.
O pneus sem ar foi uma das soluções de mobilidade apresentadas pela Bridgestone no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, onde realizou várias demonstrações para comprovar a elevada durabilidade e alta resistência da tecnologia. O conceito foi desenvolvido para anular os perigos, bem como o tempo de inatividade e os custos associados a cada pneu inutilizado. Para tal, utiliza uma avançada estrutura de raios no interior da roda, construídos resina termoplástica, e com a capacidade de se expandirem como forma de suportar o peso.
A Michelin também está na corrida para eliminar a necessidade de ter ar no pneu, com Uptis, que substitui todos os componentes do pneu convencional por uma inovadora estrutura que liga o piso diretamente a roda e funciona como elemento estrutural. A roda é construída em alumínio, para manter o peso reduzido, e está em contacto permanente com a estrutura do pneu, integrando também um conjunto de sensores para receber e transmitir informação de e para o automóvel. A Michelin concebeu o Uptis pensando no mercado de veículos elétricos e automóveis autônomos, prometendo versão de produção para meados de 2024.