Pilotos realizam voo com manobra inédita sob a ponte mais alta da Europa

Pilotos realizam voo com manobra inédita sob a ponte mais alta da Europa. Instagram @redbullPilotos realizam voo com manobra inédita sob a ponte mais alta da Europa. Instagram @redbull

Quatro pilotos da equipe de acrobacias tcheca Flying Bulls, da Red Bull, realizaram uma manobra inédita sobre a ponte Mala Rijeka, em Montenegro, a mais alta ponte ferroviária da Europa.

+E-bike dinamarquesa inova com design minimalista e autonomia de mais de 100 km
+Lincoln Navigator 2025 chega com novo visual e ultrapassando a marca dos US$ 100 mil

Em uma formação de voo invertido com suas aeronaves XtremeAir XA42, eles sobrevoaram a ponte de 198 metros de altura, que atravessa o cânion do rio Mala Rijeka e faz parte da ferrovia que liga Belgrado ao porto de Bar, no Mar Adriático. A estrutura, com seus 487 metros de comprimento e imponentes pilares de concreto, impôs desafios psicológicos e técnicos à equipe.

Segundo o líder da equipe, Stanislav Čejka, várias pontes na República Tcheca foram inicialmente consideradas para a manobra, mas foram descartadas devido à presença de cabos de alta tensão. A escolha de Montenegro trouxe novos desafios, como o terreno rochoso e a necessidade de uma aproximação controlada a partir de apenas um dos lados do cânion, o que dificultou ainda mais a execução do voo em formação.

Čejka explicou que esse tipo de acrobacia raramente é realizado em céu aberto, e a realização dentro de um cânion tornou a façanha ainda mais arriscada.

Jan Tvrdík, outro integrante da equipe, destacou o alto nível de concentração necessário para manter o foco na formação, ignorando os obstáculos visuais, como a ponte e as rochas ao redor, o que evidenciou o extremo preparo e habilidade dos pilotos.

Fonte: O Globo | Foto: Instagram @redbull | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial

Back to top