O leão da Peugeot faz 170 anos, veja como o logotipo do carro mais antigo da hisória evoluiu ao longo do tempo

No final da década de 1840, a Peugeot estava focada no setor metalúrgico e na produção de suas diferentes divisões com o destaque para a fabricação de serras, lâminas e várias ferramentas . A empresa francesa queria que todos os seus produtos fossem unificados e, para isso, encomendou um ourives Justin Blazer para criar um logotipo .

A flecha, o leão e o ourives: assim nasceu o logotipo da Peugeot
A flecha, o leão e o ourives: assim nasceu o logotipo da Peugeot

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O fato de um artesão ter sido escolhido para projetar o logotipo deveu-se ao fato de a maioria dos produtos da empresa serem feitos de metal, ou seja, eles precisavam de alguém que soubesse como moldar esse tipo de material. Seu objetivo era por um lado, criar uma imagem de marca e, por outro, que os produtos fossem rapidamente identificados pela grande maioria da população que não sabia ler nem escrever.

Assim, em 1847, nasceu o símbolo do leão, mas que começou a ser usado apenas em 1850, a escolha deste animal não foi aleatória. Foi escolhido por representar as três principais características das serras de assinatura: resistente como os dentes de um leão, flexível como sua espinha dorsal e rápido no corte, pois este animal é ágil.

Desde 1872, todas as ferramentas da marca francesa já carregavam o logotipo desenhado por Blazer com o leão. Posteriormente, foi incluído em outros produtos, como moedores (1881), bicicletas (1882) e motocicletas (1898).

Logo da peugeot na era dos carros
Logo da peugeot na era dos carros

No entanto, e curiosamente, o primeiro carro concebido pela Peugeot, o Type 2, nascido em 1989, não usava o emblema, que viria a ser usado apenas nos seus carros apenas em 1905, já no início do século XX. Neles, o leão era emoldurado por uma roda, que por sua vez era protegida como escudo pelo nome da marca e pelo nome da cidade de Paris.

Peugeot  1923
Peugeot 1923

Quase vinte anos depois, o logotipo da Peugeot foi modificado pela primeira vez: em 1923, os escultores Marx e Baudichon converteram o emblema da marca em um leão com uma cabeça enorme , com um peso visual muito maior que o corpo.

Ele estava localizado na frente, também atuando como uma tampa do radiador. Tinha duas versões, uma com o leão rugindo e a outra adotando a posição que o animal teria pouco antes de pular.

A segunda evolução ocorreu na década de 1930 , apenas dez anos depois, em que a figura do animal estava limitada apenas à cabeça , adotando uma estética mais minimalista. As mandíbulas do leão foram deixadas abertas, enquanto a juba foi esticada, oferecendo uma imagem mais refinada e distinta, no estilo do emblema Jaguar.

Peugeot 301
Peugeot 301

Usava na grade modelos clássicos da empresa, como o Peugeot 301, 401 ou 01. E permaneceu assim até quase o final dos anos 40 do século passado, estrelando na frente de modelos míticos como o 402.

Peugeot  1948
Peugeot 1948
Peugeot  1955
Peugeot 1955

E embora em 1948 o emblema Peugeot tenha mudado novamente, tornando-se a base que conhecemos hoje, a marca Gallic voltou à cabeça do leão na década de 1960 até meados da década de 1970 : em 1960 apareceu emoldurada por um escudo e com a marca acima e, em 1968, limitava-se à cabeça. Ambos já haviam mudado para o design plano, mais típico dos logotipos atuais.

Peugeot 404 - 1960
Peugeot 404 – 1960

O primeiro retorno à cabeça do animal, veio das mãos do Peugeot 404, projetado por Pininfarina e buscava simbolizar a liberdade de ter um carro, com a crina ao vento. Oito anos depois, ele perdeu o quadro e usava a frente do sucessor do 404, o Peugeot 405.

O design do atual logotipo da Peugeot, como o conhecemos hoje, é originário do lançado em 1948. O leão foi novamente mostrado em perfil, mas apoiado em suas duas pernas traseiras . No entanto, este emblema, que tinha um design heráldico marcado, como se fosse um brasão de armas. Foi transportado por modelos como o 203, o antecessor compacto da família de utilitários 200.

Apenas dois anos depois, ele foi redesenhado novamente, afastando-se da imagem de um escudo medieval e dando ao leão mais destaque e com o nome da marca sendo incluído novamente como a assinatura fez no início do século XX.

Após o parêntese de volta à cabeça do leão na década de 1960, em 1975, o logotipo da Peugeot recebeu um novo design, inspirado no de 1948, mas perdendo os “elementos supérfluos” ao longo do caminho. Esse design é o que a marca agora oferece: embora tenha evoluído, manteve a essência.

O Leão de arame
O Leão de arame

O nascido em 1975 era conhecido como o “leão de arame” e, basicamente, mantinha a mesma pose de perfil do final da década de 1940, mas como uma figura delineada e mais simples , mais típica de um ícone e desaparecendo as formas realistas do animal.

Este usava grades na frente de modelos como o Peugeot 604, 306 ou o popular Peugeot 205 , um dos modelos mais emblemáticos e comercializados da empresa, que deu o tiro de pistola em 1983 à saga Peugeot 200 na era moderna.

Peugeot 604
Peugeot 604

Desde então, a silhueta do leão permaneceu o emblema da marca, embora desde 1998 tenha deixado de ser uma figura linear para oferecer um corte compacto mais sólido e firme.

Peugeot 508 HYbrid
Peugeot 508 HYbrid

Em 2010, o leão foi revisado novamente em tridimensionalidade , com formas mais tradicionais e com uma imagem mais dinâmica. É o que hoje continua a brilhar nas grades da marca.

Peugeot e-208
Peugeot e-208

Exceto por uma nuance: nas variantes totalmente elétricas do fabricante, no momento o Peugeot e-208 e o Peugeot e-2008 , oferece um design dicróico que muda de cor conforme a luz cai sobre ele. Viva o leão.
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