No início do mês, a Dacia, divisão de baixo custo da Renault, revelou as primeiras imagens da nova geração do Renault Sandero. Depois de quase um mês, a empresa finalmente divulga todos os detalhes não só do hatchback, como também do sedã Logan e do aventureiro Stepway.
+ GM terá que reembolsar mais de R$158 milhões em impostos por fechamento de fábrica do Cruze
+ Empresa chinesa cria “réplica” híbrida do Corvette C1
+ Kawasaki apresenta linha 2021 da Z 900, Ninja 1000 SX e Vulcan S
Nesta terceira geração, a Dacia não mudou muito o Sandero, já que ela tem dado certo há 15 anos na Europa como uma opção de baixo custo. O trio evoluiu com o uso de uma nova plataforma e a adição de mais tecnologias, além de motores turbo, mas continuam sendo os modelos mais baratos da Europa.
Os novos Sandero e Stepway continuam com 4,08 metros de comprimento, enquanto a largura é de 1,85 m. A altura foi reduzida em 1 centímetro, agora com 1,50 m. O teto ainda foi rebaixado em alguns milímetros para melhorar a aerodinâmica e assim reduzir a emissão de CO2 em alguns gramas. A Dacia diz que o carro pesa cerca de 40 kg mais que a geração anterior, o que faz com que seu peso fique entre 1.150 kg e 1.300 kg, dependendo da versão.
As alterações deixaram o Sandero com uma aparência mais dinâmica, principalmente pelo novo design, usando uma assinatura em “Y” para a iluminação diurna em LED, o que nos lembra muito a geração antiga do Audi A6. As lanternas menores ajudam a deixar a parte traseira com uma aparência de ser maior.
O Logan foi o que mais se beneficiou da nova plataforma, ficando 3,6 cm mais comprido para medir 4,396 m. A Dacia diz que o entre-eixos foi alongado, enquanto os balanços foram reduzidos. Sua altura em relação ao solo é de 135 mm, enquanto o porta-malas tem capacidade para bons 528 litros.
Na mecânica, a nova geração abandonou a motorização diesel para a Europa. A opção básica é o 1.0 SCe aspirado de três cilindros, disponível tanto pro hatch quanto para o sedã, com 65 cv (o Stepway não terá este motor) e sempre com o câmbio manual de 5 marchas. As variantes mais caras terão o 0.9 TCe, um motor turbo também de três cilindros que gera 90 cv, disponível com um manual de 6 marchas ou CVT. Também contará com um 1.0 TCe de 100 cv, este trabalhando tanto com gasolina quanto com GLP (gás liquefeito de petróleo). Todos contam com start-stop de série.
As novas gerações do Renault Sandero, Logan e Stepway chegarão à Europa no final do ano pelas mãos da Dacia. As primeiras entregas estão previstas para acontecer entre o fim deste ano e o começo de 2021. No Brasil, a previsão de chegada é para 2022, quando a Renault irá começar a trabalhar com a plataforma CMF-B no país, que será adotada também pela Nissan.