Em 18 de setembro, durante a conferência da Air, Space and Cyber Association, a Força Aérea dos Estados Unidos apresentou novas imagens de seu bombardeiro stealth de sexta geração, o B-21 Raider.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O bombardeiro, projetado para substituir aeronaves como o B-1 Lancer, é uma peça central da tríade de dissuasão nuclear dos EUA.
Durante o painel, Thomas Jones, presidente de sistemas aeronáuticos da Northrop Grumman, destacou o progresso do programa de desenvolvimento do B-21. “Estamos realmente acelerando o ritmo, realizando dois voos de teste por semana”, disse Jones, explicando que a empresa estabeleceu um plano para garantir que o bombardeiro seja capaz de realizar voos diários. “Foi um ano fenomenal de progresso, e estamos ansiosos para continuar avançando no próximo ano”, completou.
O B-21 Raider passou por uma série de testes estáticos necessários para avaliar a integridade estrutural da aeronave, com destaque para o uso eficaz de modelos digitais durante sua criação. Testes de fadiga também estão em andamento para garantir a durabilidade e robustez do bombardeiro.
O general Thomas Bussière, chefe do Comando de Ataque Global da Força Aérea dos EUA, elogiou o avanço tecnológico do B-21. “Ninguém no planeta está fazendo o que estamos fazendo agora. Ninguém é capaz de construir uma plataforma tão sofisticada e tecnologicamente avançada como o B-21, e, francamente, ninguém pode correr os riscos que estamos dispostos a correr, no momento e lugar que escolhermos”, afirmou Bussière.
O B-21 Raider foi desenvolvido sob alto sigilo e foi oficialmente apresentado pela primeira vez em dezembro de 2022, com seu primeiro voo ocorrendo em novembro de 2023. A Força Aérea dos EUA planeja equipar-se com cerca de 100 desses bombardeiros.
A primeira base operacional do B-21 Raider será Ellsworth, seguida pelas bases aéreas de Whiteman e Dice. O bombardeiro promete ser uma peça fundamental na modernização da defesa estratégica dos EUA, integrando avanços tecnológicos de ponta e desempenhando um papel crucial na dissuasão nuclear do país.
Fonte e imagens: X @usairforce. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.