Novo sistema antiaéreo da BAE Systems é baseado em arma da Segunda Guerra Mundial

Tridon Mk2. Foto: Divulgação BAE SystemsTridon Mk2. Foto: Divulgação BAE Systems

A BAE Systems está apresentando sua nova geração de sistemas antiaéreos de 40 mm, o Tridon Mk2, na feira Eurosatory 2024. Este lançamento destaca a capacidade única do Tridon Mk2 de oferecer proteção contra ameaças aéreas em constante evolução.

“O Tridon Mk2 é a solução ideal para operações de combate, onde os soldados necessitam de um sistema antiaéreo comprovado, de alta precisão e confiável para manter os céus limpos e proteger tropas e infraestrutura”, afirmou Lena Gillström, presidente da BAE Systems Bofors. “A adaptabilidade do sistema, que pode evoluir conforme as ameaças mudam, é o que o torna um dos sistemas antiaéreos mais eficazes disponíveis no mercado atualmente.”

Baseado no canhão Bofors de 40 mm, com mais de 90 anos de experiência e comprovado em combate, o Tridon Mk2 oferece segurança e proteção de ponta para forças militares e infraestrutura civil.

No cenário de batalha atual, dezenas de milhares de drones são abatidos mensalmente, revelando uma lacuna perigosa nas capacidades de defesa aérea dos aliados da OTAN. O Tridon Mk2 surge como uma solução para preencher essa lacuna. Este sistema antiaéreo móvel combina alta precisão com capacidades de munições críticas, incluindo a munição programável Bofors 3P, projetada para enfrentar uma ampla gama de ameaças aéreas e terrestres. O sistema tem um alcance efetivo de até 12 km, dependendo do alvo, da munição selecionada, do conjunto de sensores e do terreno.

A modularidade do Tridon Mk2 permite sua montagem em várias plataformas, podendo ser operado totalmente de dentro da cabine. Isso facilita tanto o rápido deslocamento em combate quanto o reagrupamento das tropas para evitar contramedidas inimigas. Além disso, o sistema pode ser instalado em locais estratégicos e controlado remotamente a uma distância segura.

Cada unidade do Tridon Mk2 possui sensores de aquisição diurnos e noturnos e um sistema de controle de fogo próprio, tornando-o uma solução econômica para proteger grandes áreas.

Canhão Bofors 40 mm

GMC CCKW 353 da década de 40 com um canhão de 40mm Bofors. Foto: Reprodução Instagram @afkwx_4GMC CCKW 353 da década de 40 com um canhão de 40mm Bofors. Foto: Reprodução Instagram @afkwx_4

Canhão Bofors 40 mm é um nome ou designação dado aos modelos de canhões antiaéreos automáticos calibre 40 mm projetados e desenvolvidos pela empresa sueca Bofors, desenvolvida na década de 1930 com entrada no mercado em 1934, a ram foi amplamente utilizada na Segunda Guerra Mundial até hoje.

Fotos: Reprodução instagram @afkwx_4 / Divulgação BAE Systems. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top