O modelo exclusivo, limitado a 2.500 unidades, custa 222 mil euros na Europa (R$ 1,2 milhão), evoca a primeira vitória geral da Porsche no Rally Paris-Dakar de 1984, que foi simultaneamente o nascimento de todos os tração integral no Porsche 911. É por isso que o novo 911 Dakar também é oferecido com um Rallye Design Package opcional, reminiscente desse icônico carro vencedor.
+ VÍDEO: A 278 km/h fugindo de ladrões com uma Kawasaki Ninja H2R
+ Honda anuncia três novidades para o Brasil: CB 300F Twister, Honda CRF 1100L Africa Twin e CBR 1000RR-R Fireblade SP
O primeiro detalhe marcante do Porsche 911 Dakar é a distância ao solo, 50 milímetros mais alta que a de um 911 Carrera com suspensão esportiva. E o sistema de elevação padrão pode elevar as extremidades dianteira e traseira em 30 milímetros adicionais. Sua distância ao solo e ângulo de rampa rivalizam com os dos SUVs convencionais. O sistema de elevação não é usado apenas para cruzar obstáculos lentamente, mas é parte integrante do chassi reajustado.
,A configuração ‘alto nível’ está disponível para ambiciosas aventuras off-road em velocidades de até 170 km/h. Acima dessa velocidade, o carro abaixa automaticamente de volta ao seu nível normal.
Complementando os atributos esportivos off-road do carro, estão os pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus especialmente desenvolvidos (tamanho 245/45 ZR 19 na frente e 295/40 ZR 20 na traseira). O padrão robusto do piso tem nove milímetros de profundidade e as paredes laterais reforçadas e os fios consistem em duas camadas de carcaça. Tudo isso torna os pneus do Porsche 911 Dakar ideais mesmo para terrenos difíceis e são altamente resistentes a cortes. Os pneus de verão e inverno Pirelli P Zero estão disponíveis como opção, também com duas lonas de carcaça. Mas os pneus todo-o-terreno vêm de série e oferecem a dinâmica dos carros esportivos também na estrada.
+ VÍDEO: homem abre fogo contra as pessoas com uma arma debaixo de uma toalha
+ Vídeo: Humorista Tokinho sofre tentativa de assalto à mão armada e foge
+ Grupo armado ataca e incendeia base da Rota do Oeste, na BR-163, em Lucas do Rio Verde
Poder de comando em todas as superfícies
O biturbo de seis cilindros de três litros com 480 cv (353 kW, 911 Dakar: consumo de combustível* combinado (WLTP) 11,3 l/100 km, emissões de CO₂* combinado (WLTP) 256 g/km, consumo de combustível* combinado (NEDC) 10,5 l/100 km, emissões de CO₂* combinadas (NEDC) 239 g/km) e um binário máximo de 570 Newton metros proporciona um desempenho superior com um som envolvente de boxer. O novo carro esportivo atinge 100 km/h em 3,4 segundos; devido aos pneus todo-o-terreno, a velocidade máxima é limitada a 240 km/h.
+ Conheça o Bayraktar TB2, o drone que é o terror das forças russas na Ucrânia
+ Turquia inicia produção de nova bomba guiada para o drone Bayraktar TB2
+ Drone RQ-900 da FAB realiza primeiro voo de traslado
Como padrão, o motor vem com um PDK de oito velocidades e tração integral Porsche. O equipamento padrão também inclui direção do eixo traseiro, coxins do motor do 911 GT3 e estabilização antirrolagem PDCC. A interação de todos os componentes resulta no 911 Dakar sendo tão dinâmico na areia e superfícies soltas quanto no Nürburgring Nordschleife. O máximo desempenho off-road também é garantido por dois novos modos de direção, que podem ser selecionados usando o botão rotativo no volante. O modo Rallye é ideal para superfícies soltas e irregulares e apresenta tração nas quatro rodas com foco traseiro. No modo Offroad, a folga alta é ativada automaticamente. Este modo é projetado para tração máxima em terrenos difíceis e na areia. Ambos os novos modos de direção também apresentam o novo Rallye Launch Control.