O jato supersônico XB-1, apelidado de “Son of Concorde” e desenvolvido pela empresa americana Boom Technology, concluiu recentemente um teste em que atingiu quase a velocidade do som, chegando a 924 km/h a 7 mil metros de altitude.
+Vídeo: China apresenta pela primeira vez o sistema de mísseis HQ-19 no Zhuhai Airshow
+Carro voador inovador da CycloTech promete revolucionar o transporte aéreo pessoal em 2025
Esse teste é parte de uma série de voos que visam restaurar o transporte aéreo supersônico, permitindo viagens transatlânticas rápidas, como entre Nova York e Londres, em pouco mais de três horas e meia, muito menor que o tempo médio atual de duração de 8 horas.
O progresso representa um passo importante para a Boom, que espera oferecer uma alternativa rápida e segura ao antigo Concorde, aposentado em 2003.
O projeto Overture, a futura frota de aviões supersônicos de passageiros da Boom, já tem apoio de empresas como American Airlines e United Airlines. Os voos de teste indicam que essa aeronave poderá atingir Mach 1.7, reduzindo o tempo de viagem em até 20% e acomodando até 80 passageiros a uma altitude de 18 mil metros.
Além de reduzir o tempo de viagem entre Nova York e Londres, o Overture promete rotas rápidas, como de Nova York a Roma e de Tóquio a Vancouver, todas em aproximadamente 4 horas e meia.
A Boom também anunciou que o motor do Overture estará em fase de testes em 2025, mas ainda não divulgou uma data para a operação comercial. A empresa visa uma revolução no transporte aéreo com viagens supersônicas seguras e rápidas, reduzindo consideravelmente o tempo de trajetos intercontinentais.
Fonte: New York Post | Foto: Instagram @boomsupersonic | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial