Com motor boxer de 1300 cc, 145 cv e visual mais agressivo, a nova geração da esportiva bávara chega com foco no desempenho e na esportividade.
A BMW Motorrad confirmou a data de apresentação da aguardada R1300R: será no dia 10 de abril, às 17h (horário da Alemanha). O modelo é o sucessor direto da R1250R e traz uma série de atualizações mecânicas, tecnológicas e visuais.
+ Desaparecido na Espanha, ex-segurança de David Beckham é encontrado morto
Embora imagens oficiais completas ainda não tenham sido divulgadas, um teaser revela linhas mais esportivas e agressivas em comparação à geração anterior. A nova moto compartilha o mesmo motor boxer de 1300 cc da R1300GS, com 145 cv de potência a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.500 rpm, superando os 136 cv e 143 Nm da antecessora.
Entre os destaques técnicos confirmados estão o sistema ShiftCam de comando variável de válvulas e o novo chassi com estrutura em perfis de aço estampado, substituindo a antiga treliça tubular. O subchassi traseiro agora é aparafusado em alumínio fundido, solução também adotada na R1300GS.
+ Jovem argentina é morta a tiros em base militar nos EUA
Na suspensão, a dianteira adota garfo telescópico invertido, enquanto a traseira mantém o sistema Paralever com amortecedor central e cardã. A altura do assento padrão será de 81 cm, com cinco opções disponíveis. O peso total, com tanque de 17 litros abastecido a 90%, será de 239 kg.
Outras especificações incluem:
- Distância entre-eixos: 151 cm
- Ângulo de cáster: 62,5°
- Curso de suspensão: 140 mm (dianteira) / 130 mm (traseira)
- Pneu traseiro ampliado para 190/55 ZR 17
A nova R1300R se distancia ainda mais do conceito touring e aposta no visual esportivo. Equipamentos como descanso central e suportes para malas devem deixar de ser itens de série, reforçando o foco dinâmico.
Entre os itens de série esperados, estão:
Painel TFT com conectividade para smartphone
Sistema de partida Keyless Ride
Como opcional, um dos destaques será o Automated Shift Assistant (ASA), que permite trocas de marcha automáticas ou sem uso de embreagem – recurso herdado da R1300GS. Já o radar traseiro com alerta de ponto cego não deve estar disponível nesta versão.
O preço oficial ainda não foi revelado, mas espera-se que parta de aproximadamente 16.000 euros, com base na tabela atual da R1250R (a partir de 15.500 euros).
Após o lançamento da R1300R, a BMW deverá revelar os próximos membros da nova geração boxer: R1300RS e R1300RT.
Foto: Instagram @bmwmotorrad. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.