Nova BMW R1300R promete surpreender – data de revelação confirmada!

Teaser oficial da nova BMW R1300R. Foto: BMW Motorrad

Com motor boxer de 1300 cc, 145 cv e visual mais agressivo, a nova geração da esportiva bávara chega com foco no desempenho e na esportividade.

A BMW Motorrad confirmou a data de apresentação da aguardada R1300R: será no dia 10 de abril, às 17h (horário da Alemanha). O modelo é o sucessor direto da R1250R e traz uma série de atualizações mecânicas, tecnológicas e visuais.

+ Desaparecido na Espanha, ex-segurança de David Beckham é encontrado morto

Embora imagens oficiais completas ainda não tenham sido divulgadas, um teaser revela linhas mais esportivas e agressivas em comparação à geração anterior. A nova moto compartilha o mesmo motor boxer de 1300 cc da R1300GS, com 145 cv de potência a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.500 rpm, superando os 136 cv e 143 Nm da antecessora.

Entre os destaques técnicos confirmados estão o sistema ShiftCam de comando variável de válvulas e o novo chassi com estrutura em perfis de aço estampado, substituindo a antiga treliça tubular. O subchassi traseiro agora é aparafusado em alumínio fundido, solução também adotada na R1300GS.

+ Jovem argentina é morta a tiros em base militar nos EUA

Na suspensão, a dianteira adota garfo telescópico invertido, enquanto a traseira mantém o sistema Paralever com amortecedor central e cardã. A altura do assento padrão será de 81 cm, com cinco opções disponíveis. O peso total, com tanque de 17 litros abastecido a 90%, será de 239 kg.

Outras especificações incluem:
  • Distância entre-eixos: 151 cm
  • Ângulo de cáster: 62,5°
  • Curso de suspensão: 140 mm (dianteira) / 130 mm (traseira)
  • Pneu traseiro ampliado para 190/55 ZR 17

A nova R1300R se distancia ainda mais do conceito touring e aposta no visual esportivo. Equipamentos como descanso central e suportes para malas devem deixar de ser itens de série, reforçando o foco dinâmico.

Entre os itens de série esperados, estão:

Painel TFT com conectividade para smartphone

Sistema de partida Keyless Ride

Como opcional, um dos destaques será o Automated Shift Assistant (ASA), que permite trocas de marcha automáticas ou sem uso de embreagem – recurso herdado da R1300GS. Já o radar traseiro com alerta de ponto cego não deve estar disponível nesta versão.

O preço oficial ainda não foi revelado, mas espera-se que parta de aproximadamente 16.000 euros, com base na tabela atual da R1250R (a partir de 15.500 euros).

Após o lançamento da R1300R, a BMW deverá revelar os próximos membros da nova geração boxer: R1300RS e R1300RT.

Foto: Instagram @bmwmotorrad. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.