Um navio de guerra dos Estados Unidos e vários navios comerciais foram atacados no Mar Vermelho neste domingo (03), disse o Pentágono – um aumento assustador que piorou as tensões marítimas no Oriente Médio durante a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
+ Clique para ver o vídeo do anúncio do ataque pelo Pentágono
O contratorpedeiro USS Carney – que anteriormente derrubou mísseis e drones direcionados a ele enquanto escoltava um navio pela região afetada pela guerra – foi alvejado junto com pelo menos outros dois navios comerciais a partir das 10h (horário local), em um ataque que durou cerca de cinco horas, disseram o Pentágono e uma autoridade americana não identificada, de acordo com a Associated Press. Não ficou imediatamente claro se o navio de guerra americano foi atingido.
“Estamos cientes de relatos sobre ataques ao USS Carney e a navios comerciais no Mar Vermelho e forneceremos informações à medida que estiverem disponíveis”, disse o Pentágono em um comunicado.
Os militares americanos não identificaram de onde veio o incêndio militar, embora tenham acrescentado que o contratorpedeiro derrubou pelo menos um drone no domingo.
Os rebeldes houthis do Iêmen – que proclamaram que atacariam navios no Mar Vermelho por causa da incursão terrestre de Israel em Gaza – reconheceram mais tarde que tinham como alvo dois navios comerciais israelenses no domingo, mas não mencionaram o navio da Marinha dos EUA.
Fonte: Pentágono