A NASA está desenvolvendo robôs subaquáticos em miniatura chamados SWIM (Sensing With Independent Micro-swimmers), projetados para explorar oceanos escondidos em luas geladas como Europa, de Júpiter, e Encélado, de Saturno, em busca de vida extraterrestre.
+Motorhome luxuoso de US$ 2,53 milhões de Will Smith conta com cinema, sauna e estúdio de maquiagem
+Vídeo: Forças russas capturam veículo blindado M113 ucraniano, de fabricação americana
Esses protótipos, que atualmente têm 42 cm e 2,3 kg, serão reduzidos para o tamanho de um smartphone na versão final. Com hélices e abas para navegação, os robôs operam de forma autônoma, uma habilidade essencial para missões tão distantes da Terra.
Nos testes realizados, os robôs SWIM demonstraram sucesso ao nadar em uma piscina de 23 metros, e simulações computacionais replicaram as condições extremas de Europa.
A NASA planeja enviar enxames de robôs, organizados em ondas, para explorar grandes volumes de água e coletar dados por meio de comunicação acústica subaquática. Cada robô teria uma bateria com autonomia de até duas horas, permitindo uma análise detalhada de áreas inexploradas.
Embora esses robôs não tenham sido incluídos na missão Europa Clipper, que já foi lançada e deve chegar a Europa em 2030 para realizar sobrevoos, eles poderão integrar missões futuras. A expectativa é que, com os avanços tecnológicos, os SWIM ajudem a confirmar se os oceanos ocultos dessas luas podem sustentar vida, trazendo uma possibilidade inédita de encontrar evidências concretas de seres extraterrestres.
Fonte: The Sun | Foto: X @NASA_Marshall | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial