Um novo acessório tem chamado a atenção dos motoristas brasileiros nas redes sociais e marketplaces: um sinal luminoso com o desenho de uma mão que faz gestos, como o pare, símbolo do rock e o dedo do meio.
+Ferrari revela que 90% dos seus carros ainda estão nas estradas graças ao seu programa de seminovos
+Rara coleção de carrinhos Matchbox dos anos 60 vai a leilão e atrai colecionadores
Com iluminação e controle remoto, essa mãozinha da discórdia permite que motoristas se comuniquem, mas também levanta preocupações sobre possíveis conflitos no trânsito devido ao uso de gestos obscenos.
O Código de Trânsito Brasileiro considera infração grave o uso de qualquer painel luminoso nas áreas envidraçadas do veículo, resultando em uma multa de aproximadamente US$ 33, retenção do veículo e perda de cinco pontos na carteira.
Marco Fabrício Vieira, advogado e conselheiro do Cetran-SP, destaca que, além de ser proibido, o uso de gestos ofensivos é socialmente inaceitável, uma vez que esse tipo de sinalização transmite mensagens de baixo calão.
Embora a personalização de veículos nem sempre constitua infração, alguns adesivos, como os que contêm mensagens diretas para os passageiros, são permitidos pela lei, desde que não comprometam a segurança no trânsito.
Fonte: UOL | Foto: Amazon | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial