A partir deste mês, motoristas de veículos ultra-potentes (UHPV) de parte da Austrália precisam obter uma licença especial de classe “U” se seus carros tiverem uma relação potência/peso de pelo menos 370 cavalos por tonelada.
+Erro em câmeras de IA em ônibus de Nova York gera 3.800 multas indevidas
+Ford Puma Gen-E: novo elétrico da marca promete desempenho impressionante e autonomia de 377 km
Um motorista de Lamborghini Huracan STO foi multado no primeiro dia da lei após ser abordado pela polícia, na Austrália do Sul, por dirigir com a placa traseira faltando.
O Huracan, que tem uma relação potência/peso de 470 cv por 1.000 kg, superava o limite mínimo exigido, o que significava que o motorista deveria ter a licença UHPV.
A licença UHPV pode ser obtida completando um curso online de menos de uma hora, que custa cerca de 40 dólares americanos. Após concluir o curso, os motoristas devem pagar uma taxa adicional de US$ 12 para atualizar sua carteira de motorista. A licença é necessária para veículos que pesam até 4.500 kg, com exceção de ônibus.
Se um motorista for flagrado sem a licença UHPV, a multa pode chegar a US$ 1.600 para a primeira infração, e infrações subsequentes podem resultar em multas mais altas ou até prisão.
Além disso, os motoristas podem ser penalizados se estiverem com sistemas de segurança do veículo, como ABS ou controle de tração, desativados. No entanto, se os motoristas puderem provar que não desativaram esses sistemas intencionalmente, ou se for impossível dirigir com os sistemas de assistência ativados, não serão multados.
Fonte: Motor1.com | Foto: Instagram @lamborghini | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial