Motor de Turbina da Chrysler para uso em carros é vendido por mais de R$ 550 mil - Carro e motos

Motor de Turbina da Chrysler para uso em carros é vendido por mais de R$ 550 mil

Motor de Turbina da Chrysler para uso em carros é vendido por mais de R$ 550 mil. Foto: Divulgação

Motor de Turbina da Chrysler para uso em carros é vendido por mais de R$ 550 mil. Foto: Divulgação
Motor de Turbina da Chrysler para uso em carros é vendido por mais de R$ 550 mil. Foto: Divulgação

Este motor de turbina A831 produz 130 cavalos de potência e cerca de 58 kgfm de torque, e é acoplado a uma transmissão automática convencional de três velocidades. Ele funciona com praticamente qualquer combustível, desde combustível de aviação até tequila. No entanto, não está claro qual é o estado de funcionamento desse motor em particular. Visto que está em um expositor que parece um pouco desgastado, provavelmente não funciona há muito tempo.

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No entanto, não está claro qual é o estado de funcionamento desse motor em particular. Foto: Divulgação
No entanto, não está claro qual é o estado de funcionamento desse motor em particular. Foto: Divulgação

A Chrysler foi uma das empresas na vanguarda da introdução da tecnologia de turbinas para carros durante as décadas de 1960 e 1970, juntamente com a Ford e a General Motors. Porém, tanto a Ford quanto a GM nunca chegaram tão longe quanto a Chrysler. A Chrysler foi a única das Três Grandes a realmente entregar veículos movidos a turbina para o público, mesmo que fossem apenas 50 deles. Todo o trabalho da GM com turbinas foi limitado a veículos-conceito, e os motores de turbina da Ford só tiveram serviço rodoviário em caminhões W-1000 de propriedade da empresa.

Chrysler Turbine Car, um dos poucos carros a ser contruído usando um motor de turbina
Chrysler Turbine Car, um dos poucos carros a ser contruído usando um motor de turbina

Desnecessário dizer que os motores a turbina não pegaram muito bem nos carros comuns, e isso se deveu a algumas falhas importantes. O primeiro foi a eficiência de combustível. Os motores de turbina sempre foram um pouco menos econômicos do que os motores a gasolina e a diesel, mesmo em seus melhores dias. Os outros problemas eram suas emissões e custo inicial de fabricação. As turbinas emitiam quantidades nocivas de gases de escape extremamente quentes que eram difíceis de lidar, e o custo inicial para fabricá-las era muito alto, mesmo que fossem muito mais simples e teoricamente mais confiáveis ​​do que os motores de pistão comparáveis. Por essas razões, eles acabaram vendo o uso em aeronaves e veículos militares, onde a eficiência do combustível, o custo e as emissões são menos importantes.

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Abaixo um vídeo com Jay Leno dirigindo e mostrando o funcionamento do carro:

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