Míssil de cruzeiro Neptune cai nas mãos dos miltares russos. Foto: Twitter @OSINTI1
Em um recente desenvolvimento na região de Rostov, perto de Taganrog, na Rússia, foram descobertos os restos de um míssil de cruzeiro ucraniano Neptune, em um estado parcialmente intacto, nas margens do Mar de Azov.
Um vídeo mostrando os destroços foi divulgado pela mídia de propaganda russa.
As imagens revelam que o míssil encontrado estava sem sua ogiva. Baseando-se em sua condição, especula-se que ele tenha caído no mar, o que torna difícil determinar o local exato da queda. Há uma possibilidade de que este míssil seja um dos utilizados nos ataques à Crimeia. Notavelmente, para chegar ao Mar de Azov, o míssil teria que penetrar no sistema de defesa aérea de alto nível da Rússia.
+ 8 melhores lugares do mundo para sobreviver a uma Guerra Nuclear
Segundo o Мілітарний, a identificação do míssil como sendo um modelo ucraniano Netuno baseia-se nas características distintas de sua fuselagem, flaps e design do bico do motor a jato. Contudo, não está claro se o míssil foi fabricado antes ou durante a invasão em grande escala.
Não está claro se o míssil recuperado é a versão antinavio original do míssil R-360 Neptune ou uma variante modificada projetada para alvos terrestres.
De acordo com a UNIAN, a versão base do míssil R-360 pesa 870 kg; o peso de sua ogiva é de 150 kg; Seu alcance de lançamento é de até 280 km, e sua velocidade é de cerca de 900 km/h. Pode chegar a uma altura de 3 m a 10 m acima da superfície.
Fonte e fotos: mil.in.ua / Vídeo: Twitter @OSINTI1