Militares bielorrussos instalam blindados com grades anti-drones e tropas perto da fronteira com a Ucrânia. Foto: Facebbok @mod.mil.by
As Forças Armadas da Bielorrússia equiparam veículos blindados e sistemas de artilharia de foguetes, localizados nas proximidades da fronteira com a Ucrânia, com grades de proteção contra drones.
A medida foi revelada em fotos publicadas pelo Ministério da Defesa da Bielorrússia em sua página no Facebook.
As imagens mostram o lançador de foguetes múltiplos BM-21 Grad, com seu lançador, cabine e motor protegidos por telas de malha Rabitsa, um tipo de grade resistente.
Outra imagem destaca um veículo blindado BTR-80, que recebeu proteção adicional massiva, cobrindo as laterais, traseira, frente e parte superior do veículo.
Essa é a segunda vez que grades desse tipo são vistas em uso pelas Forças Armadas da Bielorrússia. Anteriormente, elas haviam sido exibidas apenas uma vez, em 2022, em um tanque T-72BM2 modernizado.
Além das tropas regulares bielorrussas, a inteligência ucraniana tem registrado a presença de mercenários do Grupo Wagner nas proximidades da fronteira entre Bielorrússia e Ucrânia, aumentando as preocupações com as atividades militares na região.
Fonte e imagens: Facebbok @mod.mil.by / mil.in.ua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.