O Mercedes-Benz W 196 R Streamliner, um raro carro de corrida da Fórmula 1 de 1955, foi leiloado por US$ 53,9 milhões, tornando-se o segundo carro mais caro já vendido.
+Red Bull e Ford fecham parceria para a temporada de 2026 da Fórmula 1
+Canal do YouTube cria um novo sistema de montagem para as furadeiras
Produzido em apenas 14 unidades, o modelo teve um histórico vitorioso, incluindo a conquista do GP de Buenos Aires com Juan Manuel Fangio e a volta mais rápida em Monza, pilotado por Stirling Moss. Antes do leilão, esteve exposto por 59 anos no Motor Speedway Museum, nos Estados Unidos.
Com esse valor de venda, o W 196 R superou a Ferrari 250 GTO, que havia sido arrematada por 48,27 milhões de euros. Agora, ele fica atrás apenas do Mercedes-Benz 300 SLT Uhlenhaut Coupe 1955, que foi vendido em 2022 por 135 milhões de euros.
O modelo leiloado pertence à versão “Streamliner”, que possuía carroceria aerodinâmica em liga de magnésio e rodas cobertas, características que aumentavam sua velocidade em pistas específicas.
Projetado para os regulamentos de motores de até 2,5 litros da época, o W 196 R contava com dois motores de quatro cilindros combinados, inicialmente entregando 256 cv. Com melhorias, incluindo um sistema de injeção direta de alta pressão da Bosch, sua potência chegou a 290 cv, atingindo até 300 km/h. O conjunto mecânico era completado por um câmbio manual de cinco marchas instalado no eixo traseiro, garantindo alto desempenho nas competições.
Fonte: Auto Esporte | Foto: Instagram @rmsothebys | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial