Mercedes-Benz Special Trucks equipa caminhões Zetros com cabine blindada de fábrica

Mercedes-Benz Special Trucks equipa caminhões Zetros com cabine blindada de fábrica. Foto: Divulgação

Mercedes-Benz Special Trucks está ampliando sua linha de produtos e, futuramente, oferecerá a série de caminhões Zetros com cabine de condução blindada diretamente de fábrica.

O modelo Zetros de três eixos e tração integral (6×6) já está disponível como veículo blindado. Outras variantes da série Zetros, desde o 4×4 de dois eixos até o 8×8 de quatro eixos, serão progressivamente produzidas com proteção na fábrica de caminhões de Wörth a partir de 2025. Um Zetros 6×6 com cabine protegida será exibido pela primeira vez na feira Eurosatory em Paris, de 17 a 21 de junho de 2024.

Veículos Off-road Blindados de Origem Única

A cabine protegida oferece à tripulação proteção contra balas, minas e armadilhas, sem comprometer a capacidade off-road do veículo. Até agora, veículos fabricados em Wörth geralmente recebiam cabines blindadas por empresas parceiras antes da entrega aos clientes. A Mercedes-Benz Special Trucks agora equipa a cabine protegida no próprio Zetros de 2ª geração para projetos específicos. A Rheinmetall é o parceiro de desenvolvimento e fornecedor da cabine.

Desde o desenvolvimento, passando pelos testes e produção até as vendas, a Mercedes-Benz Special Trucks é responsável por todo o veículo, incluindo a cabine blindada. Assim, os clientes se beneficiam de soluções completas de uma única fonte. Como a divisão de veículos especiais da Daimler Truck, a Mercedes-Benz Special Trucks oferece alta confiabilidade e capacidade de produção, além de garantir um nível consistentemente alto de serviço e disponibilidade de peças de reposição ao longo de anos e décadas. Dependendo da encomenda, a empresa também trabalha em conjunto com parceiros de carrocerias/OEMs para variantes protegidas.

Blindagem de Cabine em Todos os Veículos da Série Zetros

Em breve, a Mercedes-Benz Special Trucks poderá oferecer toda a gama de produtos Zetros, do 4×4 ao 8×8, com cabine protegida de fábrica. Como um caminhão com capô, o Zetros para tarefas militares de logística e apoio oferece uma vantagem estrutural para cabines protegidas: a cabine está localizada atrás do eixo dianteiro, distribuindo o peso da cabine também sobre os eixos traseiros. Isso evita a sobrecarga do eixo dianteiro em terrenos acidentados.

O desenvolvimento da blindagem da cabine Zetros priorizou segurança, ergonomia e boa visibilidade. A cabine protegida pode acomodar até três pessoas em assentos suspensos a ar com cintos de segurança de quatro pontos. O grande para-brisa de peça única proporciona um amplo campo de visão. Pontos de fixação variáveis na cabine permitem a adição de equipamentos extras. Além disso, componentes idênticos são usados sempre que possível entre a cabine protegida e a versão desprotegida, facilitando a disponibilidade de peças sobressalentes e aumentando a intercambiabilidade em frotas mistas.

Todas as variantes Zetros são equipadas com o motor diesel de seis cilindros em linha OM 460, com até 375 kW / 510 cv. O torque máximo de até 2.300 Nm está disponível a partir de uma cilindrada de 12,8 litros. Uma caixa de câmbio de 16 marchas ou um conversor automático de torque Allison, caixa de transferência de dois estágios, bloqueios de diferencial selecionáveis, grandes ângulos de inclinação e rampa e capacidade de tração tornam possível a propulsão mesmo em lama, ao atravessar rios e em terrenos íngremes. O peso bruto permitido varia entre 16,5 e 40 toneladas. Com um peso bruto combinado de até 120 toneladas como unidade tratora e inúmeras soluções de carroceria, o Zetros é adequado para uma ampla gama de tarefas de transporte.

Fonte: daimlertruck.com. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.