Mercedes-Benz promete um caminhão a hidrogênio com alcance de 1.000 km em 2023

Mercedes-Benz GenH2. Foto: Divulgação
Mercedes-Benz GenH2. Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz apresentou sua aposta para o transporte rodoviário de emissão zero, em que o destque será o Caminhão Mercedes-Benz GenH2 , um protótipo de caminhão a hidrogênio que promete uma autonomia de até 1.000 km .

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Espera-se que seus testes comecem em 2023 e sua produção em série na segunda metade desta década.

Mercedes-Benz GenH2. Foto: Divulgação
Mercedes-Benz GenH2. Foto: Divulgação

A marca alemã pretende se estabelecer como fabricante de referência no transporte de longa distância e para isso, espera ter esse caminhão pesado de célula a combustível de hidrogênio pronto em três anos, que supera vários de seus potenciais concorrentes em autonomia .

A Mercedes-Benz explica que a grande autonomia se dá graças ao uso de hidrogênio líquido em vez de gasoso por possuir maior densidade de energia . Espera-se “que o desempenho do veículo seja igual ao de um caminhão diesel convencional”, resume a empresa.

Além disso, como resultado, os tanques de um caminhão com célula de combustível usando hidrogênio líquido são muito menores e, devido à pressão mais baixa, significativamente mais leves. Isso dá aos caminhões mais espaço e peso de carga e , por sua vez, podem transportar mais hidrogênio para aumentar seu alcance.

No caso do GenH2, equipará dois tanques de hidrogênio de aço inoxidável com capacidade total de 80 quilos (40 kg cada) .

A versão pré-série que a empresa lançou está equipada com dois motores elétricos que, separadamente, garantem 230 kW de potência contínua (com picos de até 330 kW) e um torque máximo de 2.071 Nm.

O Mercedes-Benz GenH2 tem como base o Mercedes-Benz Actros, que continua a ser testado na Europa, e terá um peso bruto de 40 toneladas e uma carga útil de 25 toneladas .

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