
A Marinha dos Estados Unidos lançou um contrato de US$ 392 milhões para a Saronic pela entrega rápida de barcos-drone sob a estrutura da Other Transaction Authority (OTA).
+ Mesmo com buraco no assoalho, homem dirige carro recém-comprado até sua casa
+ Vídeo: Mulher chama a atenção ao revelar qual é a “primeira coisa” que faz assim que liga o carro
John C. Phelan, Secretário da Marinha americana, disse que quase US$ 200 milhões desse total já foram obrigados, à medida que o serviço avança com um novo modelo de aquisição acelerada e competitiva para uma frota híbrida.
“[De] protótipo à produção em menos de 12 meses. O OTA da Saronic prova como vamos construir uma frota híbrida tripulada-não tripulada: concorrência aberta, contratos reais, hardware real para marinheiros e fuzileiros navais, não escorregadores. Este é agora o padrão”, acrescentou Phelan em um post compartilhado nas redes sociais.
No post de anúncio, também foi divulgado um vídeo que mostra uma embarcação de superfície não tripulada (USV) equipada com sensores e antenas de comunicação integradas. “A Marinha não está admirando os problemas à margem; estamos nos movendo na velocidade da guerra”, ainda disse Phelan.
“Com a Saronic, passamos do protótipo à produção em menos de um ano. Isso é inovação rápida, competição real e poder de combate nas mãos de marinheiros e fuzileiros navais, não em PowerPoints.”
“Elogiamos o Departamento de Guerra e o Secretário de Guerra por abrir caminhos de aquisição para empresas de defesa não tradicionais e por priorizar soluções comerciais que entregam de forma rápida e eficaz”, declarou a Saronic em um comunicado.
A parceria entre a Marinha e a Saronic mostra o esforço do Departamento de Guerra em incorporar inovação vinda do setor privado, sobretudo de empresas de defesa fora do circuito tradicional, que conseguem entregar equipamentos prontos para uso de forma muito mais ágil.
O mais recente acordo com a Saronic é um dos maiores contratos de produção de OTA concedidos a um provedor de autonomia marítima, conforme relatou o Defence Blog. Entretanto, mais detalhas sobre as plataformas, quantidades ou cronogramas iniciais de implantação ainda não foram divulgados.
Foto: Saronic. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
