Marinha de Cingapura incorpora dois novos submarinos alemães da classe Invincible

Marinha de Cingapura incorpora dois novos submarinos alemães da classe Invincible. Imagens: Instagram @singaporenavy

A Marinha de Cingapura realizou a cerimônia de comissionamento de dois submarinos alemães da classe Invincible, o Invincible e o Impeccable, na base naval de Changi.

+ Veja o vídeo mostrando o submarino Invincible

Os submarinos, fabricados pela Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS), chegaram ao país após serem construídos no estaleiro da empresa em Kiel, Alemanha.

O primeiro pedido para submarinos da classe Type-218SG foi feito por Cingapura em 2013, seguido por uma segunda encomenda em 2017. O submarino líder, Invincible, foi lançado em 2019 e, desde julho de 2023, está sendo utilizado no treinamento dos marinheiros cingapurianos. Em 2022, foram lançados mais dois submarinos, com a entrega prevista para 2023, mas houve um atraso. O quarto submarino da frota, o Inimitable, foi lançado em abril de 2024.

Os submarinos da classe Invincible foram projetados especialmente para operar em águas tropicais rasas e movimentadas, características das áreas ao redor de Cingapura. Segundo o comandante da 7ª Flotilha da Marinha Real de Cingapura, o projeto desses submarinos reflete 25 anos de experiência em operações submarinas na região.

Baseados nos modelos alemães Type-212/212A e Type-214, os submarinos Type-218SG possuem um sistema de propulsão independente do ar, deslocam cerca de 2.000 toneladas, têm 70 metros de comprimento e atingem uma velocidade submersa de 15 nós. A tripulação é composta por 28 pessoas, e os submarinos estão equipados com oito tubos de torpedo de 533 mm, capazes de lançar mísseis antinavio.

Além disso, esses submarinos contam com um avançado sistema de controle automático de combate, desenvolvido pela Atlas Elektronik, da Alemanha, em parceria com a Singapore Technologies Electronics.

Fonte: mil.in.ua | Imagens: Instagram @singaporenavy

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.