X

Marco histórico: mais da metade dos carros vendidos na China são elétricos ou híbridos

Marco histórico: mais da metade dos carros vendidos na China são elétricos ou híbridos (FreePik)

Atualmente, mais da metade dos carros vendidos na China são elétricos ou híbridos, um marco importante no crescimento do mercado de “carros de novas energias” (NEVs).

+Novo Mercedes-AMG CLE53 Cabriolet 2025 oferece 443 HP com a magia de um conversível
+Corvette C3 abandonado por 45 anos surpreende após limpeza completa
+Vídeo: Drone de combate marítimo Magura V5 destrói lancha russa na Crimeia

Na primeira quinzena de abril de 2024, dos 516.000 carros vendidos, 260.000 eram elétricos ou híbridos plug-in, representando 50,4% do total. Embora tenha ocorrido uma queda de 11% nas vendas totais em comparação com o mesmo período do ano anterior e uma queda de 3% em relação a março, houve um crescimento de 32% nas vendas de NEVs em relação ao ano anterior.

Esse crescimento rápido chegou a superar as expectativas. A Economist Intelligence Unit projetava que a participação de NEVs atingiria 50% apenas em 2028, mas a realidade do mercado chinês mostrou uma adoção mais rápida de veículos elétricos e híbridos do que o previsto.

BYD Dolphin. Foto: Divulgação

A Federação Chinesa de Carros de Passeio prevê que, em 2024, 40% dos carros vendidos serão híbridos ou elétricos, com vendas totais de 12 milhões de veículos novos durante o ano.

A mudança para veículos elétricos e híbridos na China também reflete uma transformação no mercado automotivo global, com empresas chinesas ganhando terreno enquanto as joint ventures entre empresas locais e fabricantes estrangeiros perdem espaço.

Honda revela nova série de veículos elétricos exclusivos para a China (Site Oficial Honda / Divulgação)

Fonte: Quatro Rodas

Redação: