Marcello Gandini, lendário designer responsável por vários carros icônicos, morreu aos 85 anos, de acordo com o canal italiano RaiNews.
+ Lamborghini Huracán Performante modificada alcança 360 km/h em rodovia
+ Volkswagen revela detalhes do novo ID.3 GTX; confira fotos
Gandini ficou conhecido por seu trabalho com a Lamborghini, onde foi responsável pelo design de carros icônicos como o Countach, o Miura e o Diablo. O Stratos da Lancia, o EB110 da Bugatti e o X1/9 da Fiat também foram desenvolvidos por ele.
Nascido em Turim, no norte da Itália, Gandini criou seus designs mais famosos enquanto trabalhava na casa de design italiana Bertone, desenvolvendo as linhas de carros como o Montreal da Alfa Romeo, o Khamsin da Maserati, o Polo original da Volkswagen e o 308 GT4 da Ferrari.
Depois de se afastar da Bertone, Gandini trabalhou de forma independente com montadoras como a Citroën para desenvolver o popular BX e a Renault para projetar o agora icônico hatchback 5 Turbo.
Gandini ainda foi responsável por outros designs notáveis, como o 5 Series original da BMW, o Espada da Lamborghini e o V16T da Cizeta-Moroder. Por conta de seus trabalhos icônicos, Gandini recebeu o título honorário em engenharia mecânica do Instituto Politécnico de Torino em janeiro desse ano.