A holandesa Lightyear revelou o One, primeiro carro de passeio elétrico equipado com painéis solares. De acordo com a empresa, o One será capaz de rodar incríveis 725 km (ciclo WLTP) com uma carga de bateria. Marca melhor do que a de muitos veículos a combustão.
Com 5,06 m de comprimento (quase 20 cm a mais do que um Ford Fusion) e capacidade para levar até cinco ocupantes, o Lightyear One funciona quase como um elétrico normal, com a recarga das baterias feita na tomada. A diferença fica por conta dos painéis solares posicionados na parte superior do veículo, que permitem ampliar a autonomia em até 12 km a cada uma hora de exposição ao sol.
O modelo será equipado com quatro motores elétricos, um para cada roda. Embora a Lightyear não tenha divulgado os dados técnicos dos propulsores, a empresa destaca que o One é capaz de acelerar de 0-100 km/h em dez segundos.
Ainda em testes, o Lightyear One deverá chegar ao mercado em 2021. Para ser o proprietário de um exemplar da “Pioneer Edition”, que é como a empresa se refere às primeiras 500 unidades, é necessário pagar uma taxa de reserva de 119.000 euros (cerca de R$ 516 mil).