As lesões relacionadas a bicicletas e patinetes elétricos triplicaram desde 2019, com o aumento do uso desses dispositivos de mobilidade elétrica.
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O principal fator por trás desse aumento é o consumo de álcool e outras substâncias pelos ciclistas, especialmente entre os mais jovens e predominantemente entre os homens.
Os dados também mostram que os patinetes causam mais lesões, já que o seu design seja menos estável e mais difícil de controlar que as bicicletas.
A infraestrutura e a conscientização sobre os riscos de andar sob efeito de substâncias não acompanharam o aumento da popularidade das bicicletas e patinetes elétricos, segundo um estudo de Akshaya Bhagavathula. Esse estudo aponta que, de 2019 a 2022, houve cerca de 280 mil visitas ao pronto-socorro por lesões causadas por patinetes elétricos nos Estados Unidos, comparado a 16.600 por bicicletas elétricas. Isso reforça a necessidade de melhorar a segurança e regulamentação para lidar com o aumento do uso desses dispositivos.
Para reduzir esses acidentes, a solução não está em proibir o uso de tais veículos, mas em adotar uma postura mais consciente e responsável por parte dos ciclistas. Usar capacete, seguir as regras de trânsito e evitar andar sob o efeito de substâncias são medidas simples, mas eficazes para aumentar a segurança.
Além disso, essa mentalidade de segurança não se aplica apenas a bicicletas e patinetes, mas também é essencial para motoristas e motociclistas, que devem ter a responsabilidade de garantir a própria segurança e a dos outros.
Fonte: Ride Apart | Foto: Freepik | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial