A Lego lançou um novo conjunto Technic em grande escala para recriar a motocicleta Yamaha MT-10 SP. Embora impressionante em seu tamanho e escala, o verdadeiro truque deste kit não é visível quando a moto é terminada. É uma transmissão que é ativada por pedal, assim como em uma motocicleta real. A Lego Yamaha MT-10 SP é composta por 1.478 peças e é vendida por US$ 239,99.
A Yamaha MT-10 SP é uma das principais streetfighter da fabricante japonesa. Alimentado por um motor crossplane 998cc em linha de quatro cilindros com 164 cavalos de potência, ela implora para ser acelerada para sua linha vermelha de 11.500 rpm, é uma das hipernakeds mais agressivas do mercado quando estreou em 2016.
Atualmente, os veículos de duas rodas têm recursos eletrônicos tão eletrônicos quanto os carros, e a atualização de 2022 da MT-10 adicionou uma unidade de medição inercial de seis eixos, que permite auxílios ao piloto, como controle de tração sensível à inclinação e ABS, controle de deslizamento, controle de elevação das rodas, controle de cruzeiro e muito mais.
Enquanto a MT-10 regular oferece uma suspensão dianteira e traseira ajustáveis manualmente, a versão SP mais cara usa unidades semiativas eletrônicas Öhlins. Estes utilizam amortecedores de válvula de carretel em vez de uma válvula de agulha tradicional para melhor capacidade de resposta e sensibilidade, e foram uma novidade para uma motocicleta de produção.
Não é à toa que a Lego escolheu a MT-10 SP como sequência do seu incrível kit BMW M 1000 RR. Ambos têm aproximadamente escala 1:5, e a Yamaha é apenas a segunda desta série, então seria uma boa oportunidade para começar uma coleção. Quando concluída, a Yamaha medirá 17,5 polegadas de comprimento e 9,5 polegadas de altura.
O verdadeiro pontapé inicial para o conjunto Yamaha, no entanto, é uma transmissão funcional. É uma estreia para a Lego, e provavelmente antecipa futuros kits Lego. Há três marchas dianteiras mais neutras, ao contrário das seis da Yamaha real, mas elas são operadas como as de uma moto real – a primeira marcha para baixo e as outras para cima.
O kit é brilhantemente projetado, com grande parte dos detalhes da Yamaha definidos por peças Lego. Isso contrasta com a BMW, que contava com adesivos para preencher os detalhes.
Fotos: Divulgação