Com o lançamento de carros sem vidro traseiro, como o Polestar 4 e o Jaguar Type 00, especialistas indicam que isso pode se tornar uma tendência para futuros modelos.
+ Quase metade dos motoristas admitem ultrapassar limite de velocidade em 25 km/h, diz pesquisa
+ Venda de carros elétricos deve superar a de veículos a combustão na China
Ao invés de vidros traseiros, esses carros contam com câmeras de alta definição, que supostamente ampliariam a visão do motorista, de acordo com as montadoras.
A ideia das fabricantes é aumentar a aerodinâmica e proporcionar maior espaço interno, especialmente em carros elétricos mais compactos, e unir essa funcionalidade à estética futurista dos VEs.
Outros exemplos de carros sem vidro traseiro incluem o Avatr 06 e o Tesla Cybercab, que é tão moderno que não inclui nem volante e nem pedais, sendo pilotado com um controle de videogame.
No entanto, especialistas alertam sobre as desvantagens de depender de câmeras dessa forma. Se houver alguma falha elétrica no carro, a visibilidade traseira ficaria completamente comprometida. Além disso, a manutenção também será bem mais cara em caso de defeitos.
Foto e vídeo: Divulgação/Polestar e Instagram @teslamotors. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.