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KTM lança a nova e espetacular 1290 Super Adventure S

KTM lança a nova e espetacular 1290 Super Adventure S. Foto: Divulgação

Destaques da nova Super Adventure S

  • Nova ergonomia -> novo tanque de combustível, assento e novas carenagens
  • Carroceria retrabalhada -> chassi mais curto, novo chassi auxiliar e braço oscilante mais longo
  • Distribuição de peso otimizada -> maior agilidade e conforto
  • Eletrônica de nova geração -> ACC inovador e MTC de curvas retrabalhado
  • Visor TFT de 7 “mais intuitivo -> acessibilidade ideal
  • Interruptores do guidão redesenhados, CCU melhorada
  • Motor LC8 de 1301 cc revisado -> 160 hp e 138 Nm
  • Próxima geração de suspensão semiativa
  • Tecnologia remodelada -> Suspension Pro, Rally Pack e Tech Pack

Após meses de especulações a marca austríaca está finalmente revelando a próxima geração da KTM 1290 Super Adventure S. Equipada com tecnologia de ponta, bem como uma série de outras mudanças visuais e funcionais, o modelo atualizado é, nas próprias palavras da KTM, “a Adventure Bike mais esportiva e tecnologicamente avançada que já saiu da linha de produção em Mattighofen, na Áustria”.

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KTM lança a nova e espetacular 1290 Super Adventure S. Foto: Divulgação

Atualizações de tecnologia

Uma das maiores atualizações eletrônicas para o Super Adventure S está localizada entre e abaixo dos faróis – um novo sistema de controle de cruzeiro adaptável que será padrão para o modelo 2021. Desenvolvido em colaboração com a Bosch, o sistema baseado em radar ajusta automaticamente a distância segura para o tráfego à frente de acordo com cinco estágios que podem ser definidos com os interruptores do guidão redesenhados.

Uma nova geração de ‘ajudas eletrônicas’ com um nível menos intrusivo de controle de tração em RAIN, STREET, SPORT, OFFROAD e um modo RALLY atualizado (opcional). A experiência de pilotagem é ainda mais aprimorada com o novo display TFT de 7 ”conectado a uma nova unidade de conectividade para um emparelhamento perfeito com smartphones.

A visão maior do painel tem sistemas de menu mais rápidos e práticos, bem como infográficos estéticos aprimorados para indicar claramente as várias seções da moto. Para se comunicar com a nova tela, o 1290 Super Adventure S vem com interruptores totalmente novos em ambos os lados do guidão, que oferecem uma experiência de usuário nova e mais aprimorada.

Novo motor

O coração do KTM 1290 Super Adventure S é o V-twin revisado e compatível com Euro5, com 160 cv e 138 Nm de torque. No geral, o motor está 1,6 kg mais leve e conta com um mecanismo de engrenagem PANKL revisado que traz grandes melhorias no Quickshifter + opcional.

Novos pistões aumentaram ainda mais a confiabilidade e toda a unidade retém um melhor resfriamento graças a um novo sistema de água / óleo. Os dois novos radiadores trabalham com a carroceria redesenhada para canalizar o ar quente para longe das pernas do piloto. Intervalos de manutenção de 15.000 km e baixo consumo de combustível completam o motor reenergizado.

KTM lança a nova e espetacular 1290 Super Adventure S. Foto: Divulgação

Além disso, o Motorcycle Traction Control dependente do ângulo de inclinação e tem dois controladores diferentes, um para patinagem das rodas e outro para ângulo de inclinação, com seus próprios dados e estratégias. Os sistemas Cornering ABS e Offroad ABS são produtos do novo Controle de Estabilidade da Motocicleta da Bosch, enquanto a Regulagem de Patinagem do Motor é opcional.

O modelo 2021 também apresenta uma nova geração de suspensão semi-ativa WP APEX. O SAT possui amortecimento aumentado graças às novas válvulas, enquanto o sensor de ângulo de inclinação 6D entra diretamente na unidade para um esboço completo do comportamento do piloto.

Parte da gama atualizada de KTM PowerParts é o pacote Suspension Pro que oferece amortecimento individual para o garfo e o amortecedor, ajuste automático de pré-carga e uma configuração anti-mergulho liga / desliga. Há também um Rally Pack com o modo de pilotagem RALLY e o respectivo regulador de deslizamento MTC.

Todos os recursos do Suspension Pro e Rally Pack, juntamente com o Quickshifter +, o Motor Slip Regulation, o Hill Hold Control e a luz de freio adaptativa estão incluídos no Tech Pack tudo-em-um.

KTM lança a nova e espetacular 1290 Super Adventure S. Foto: Divulgação

Ergonomia redesenhada

A nova KTM 1290 Super Adventure S apresenta uma revisão do chassi que melhora ainda mais a distribuição de peso e a agilidade de pilotagem. Uma sensação de curva mais acentuada é conseguida movendo a cabeça de direção 15 mm para trás e reposicionando a seção dianteira do motor.

Além disso, o braço oscilante de rede aberta mais longa contribui para uma sensação mais estável sob aceleração. De acordo com a KTM, o chassi auxiliar foi criado para fornecer uma altura de assento mais baixa sem sacrificar a durabilidade ou praticidade.

Ao redor do piloto está um novo tanque de combustível de 23 litros sem tampa e uma carroceria que aumentam a agilidade da moto. Cada centímetro do painel foi analisado para não impedir a sensação de pilotagem. Proporcionando conforto adicional para as viagens longas, o novo assento é duplo e ajustável em 20 mm.
Também personalizáveis ​​são as alavancas do guidão, o novo TFT e o pára-brisa que foi desenvolvido por meio de testes em túnel de vento e pode ser movido em 55 mm.
No geral, o KTM 1290 Super Adventure S se destaca com uma menor centralização de massa e equilíbrio de peso refinado. Ele implora para ser cavalgado com força ou acariciado para acelerar em longas distâncias.

A nova geração KTM 1290 Super Adventure S estará disponível nas concessionárias KTM internacionalmente a partir de março de 2021 sem preço definido.

TIPO DE MOTOR 2 cilindros, 4 tempos, V 75 °
DESLOCAMENTO 1.301 cc
BORE / STROKE 108/71 mm
POTÊNCIA MÁXIMA 160 hp a 9.000 rpm
TORQUE 138 Nm a 6.500 rpm
TAXA DE COMPRESSÃO 13,1: 1
PARTIDA / BATERIA Arranque elétrico / 12V 11,2Ah
TRANSMISSÃO 6 engrenagens
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL Keihin EFI (corpo do acelerador Ø 52 mm)
MOTOR 4 válvulas por cilindro / DOHC
LUBRIFICAÇÃO Lubrificação por pressão com 3 bombas Eaton
ÓLEO DE MOTOR Motorex, SAE 10W-50
PRIMARY DRIVE 40:76
UNIDADE FINAL 17:42
RESFRIAMENTO Refrigeração líquida
EMBREAGEM Embreagem deslizante PASC, operada hidraulicamente
GESTÃO / IGNIÇÃO DO MOTOR Keihin EMS com RBW e ACC (controle de cruzeiro adaptativo), ignição dupla
CONTROLE DE TRAÇÃO MTC (sensível ao ângulo de inclinação, 4 modos, desengatável)
CO2 (GRAM / KM) 134 g / km
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL 17,54 km/l
QUADRO, ARMAÇÃO Estrutura em treliça de cromo-molibdênio-aço, pintada a pó
SUBSTRAME Alumínio, pó revestido
GUIDÃO Alumínio, cônico, Ø 28/22 mm
SUSPENSÃO DIANTEIRA WP SAT (tecnologia semi-ativa) Upside-Down Ø 48 mm
AJUSTABILIDADE Semi-ativo
SUSPENSÃO TRASEIRA WP SAT (tecnologia semi-ativa) amortecedor
AJUSTABILIDADE Pré-carga semi-ativa regulada eletronicamente
SUSPENSÃO  DIANTEIRA / TRASEIRA 200/200 mm
FREIO DIANTEIRO 2 × Brembo de 4 pistão, pinça montada radialmente, disco de freio Ø 320 mm
FREIO TRASEIRO Brembo 2 pistões, pinça fixa, disco de freio Ø 267 mm
abdômen Bosch 10.3ME Combined-ABS (incl. Cornering-ABS e modo offroad, desengatável)
RODAS DIANTEIRA / TRASEIRA Rodas de alumínio fundido 3,50 x 19 ″; 5,00 x 17 ″
PNEUS DIANTEIRO / TRASEIRO 120/70 ZR 19; 170/60 ZR 17
CADEIA 525 X-ring
SILENCIADOR Silenciador de aço inoxidável
ÂNGULO DA CABEÇA DE DIREÇÃO 65,3 °
TRILHA 109,2 mm
BASE DE RODA 1.557 ± 15 mm
ALTURA DO SOLO 223 mm
ALTURA DO ASSENTO 849/869 mm
CAPACIDADE DO TANQUE Aproximadamente. 23 litros / 5 l de reserva
PESO SECO Aproximadamente. 220 kg
Redação Carro e motos: