Kawasaki apresenta o K-RACER, um helicóptero movido pelo motor da Ninja H2 R

Kawasaki apresenta o K-RACER, um helicóptero movido com motor da Ninja H2 R , veja o vídeo. Foto: reprodução Youtube

A Kawasaki apresentou o seu projeto K-RACER-IV, um helicóptero não tripulado que usa o motor turbo da Ninja H2 R para acionar as suas hélices. Não é a primeira vez que a fábrica japonesa embarca num projeto deste tipo, no final dos anos 70, a Kawasaki juntou-se à alemã Messerschmitt-Bölkow-Blohm para criar o BK 117, um helicóptero amplamente utilizado na Alemanha para trabalhos da polícia e resgate.

+ Banco do Brasil encerra em novembro parceria com as lotéricas da Caixa Econômica Federal
+ Airbus revela jato que vai substituir os F-5 na Espanha
+ O bico do seu peito é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada
+ Josi Cesino aproveita férias em Cancún e seguidores babam nas redes
+ Kawasaki apresenta a nova Versys 1000 S 2021

Kawasaki apresenta o K-RACER, um helicóptero movido com motor da Ninja H2 R , veja o vídeo. Foto: reprodução Youtube

O K-RACER é fruto de uma colaboração entre a Kawasaki Heavy Industries (KHI) e a Aerospace Systems Company. Usando o motor de quatro cilindros em linha turbo de 310 cv da HR2, a Kawasaki quer demonstrar a vantagem de instalar duas pequenas hélices nas laterais de um helicóptero, eliminando assim o rotor de cauda e aumentando a potência, velocidade máxima do aparelho ao partilhar parte do trabalho de elevação.

Embora não seja uma novidade(a Eurocopter já a testou no seu X3 em 2010), a Kawasaki está convencida das vantagens que esta solução oferece neste tipo de veículo, por isso a sua intenção a de desenvolver no futuro uma gama de aeronaves VTOL (Vertiginal Take-off and Landing) incluindo helicópteros tripulados e não tripulados para vários serviços.

Além deste helicóptero K-RACER (Kawasaki Researching Autonomic Compound to Exceed Rotorcraft), a marca também está imersa na construção de um drone gigante que usa três motores Ninja ZX-10R para gerar a eletricidade consumida pelos oito motores elétricos que giram os seus oito rotores. A Kawasaki quer criar uma aeronave controlada remotamente que possa transportar 200 quilos com um alcance de 100 km.