Em 2018, a Kawasaki renovou completamente sua adventure de grande cilindrada com o lançamento das Versys 1000 e Versys 1000 SE com um novo visual e equipamentos mais modernos.
+ Novo Forza 350 2021, scooter médio da Honda ganha 51cc e novo design
+ Lançamento oficial da Aprilia RS 660: 100 CV em uma moto de apenas 169 KG
+ Os 10 scooters mais vendidos em setembro segundo a Fenabrave
+ Honda SH 300i fica até R$ 3.600 mais barata e com um ano de seguro gratuito
Para a sua linha 2021, o fabricante japonesa lança esta nova versão intermediária e fica assim com três opções da Versys 1000: Standard, S e a SE, esta última com a nova tecnologia de suspensão eletrônica Showa Skyhook .
A nova versão S é uma SE sem suspensões eletrônicas. A adventure japonesa recebe assim um garfo invertido “clássico” de 43 mm, ajustável em pré-carga e extensão, enquanto a suspensão traseira é confiada a um amortecedor Showa também ajustável em pré-carga e extensão.
O motor manteve sem alterações , o mesmo quatro cilindros de 1.043cc, o qual desenvolve 120 CV e 102 Nm, associados a um sistema de cruise control que nesta versão vem de série.
O pacote de assistências eletrônicas comandado pela módulo IMU também é mais completo com controle de tração KTRC, três modos de condução Sport, Road e Rain, além de um modo personalizável, o ABS KIBS ou a caixa com ‘quickshifter’ KQS que funciona em dois sentidos no seletor de mudanças, para cima e para baixo.
Tudo isto, visualizado em uma nova tela TFT colorida, ainda conectada através do aplicativo Rideology. A iluminação totalmente LED agora incorpora luzes de viragem – o que também já existia na SE que experimentámos além de contar com os punhos aquecidos.
Um detalhe importante, essa versão ainda não está disponível no Brasil, aguardemos.
Ficha Técnica Kawasaki Versys 1000 S 2021
Motor: 4 cilindros em linha, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 16 válvulas
Cilindrada: 1.043 cm3
Diâmetro x curso: 77 x 56 mm
Taxa de compressão: 10.3:1
Potência máxima: 120 cv às 9.000 rpm
Torque máximo: 102 Nm às 7.500 rpm
Alimentação: injeção eletrónica, 4 x 38 mm
Embregem: Multidisco em banho de óleo, anti-ressalto
Caixa de velocidades: 6 marchas, KQS para cima/para baixo
Transmissão final: por corrente
Quadro: Dupla viga de alumínio
Suspensão dianteira: Bengala invertida Showa com bainhas de 43 mm, regulável de modo manual em pré-carga e extensão, curso de 150 mm
Suspensão traseira: Amortecedor showa regulável em modo manual na pré-carga e extensão, curso de 152 mm
Freio dianteiro: 2 discos de pétalas semi-flutuantes de 310 mm, pinças radiais com 4 pistões opostos
Freio traseiro: disco de pétala de 250 mm, com pinça de simples pistão
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro: 180/55ZR17 M/C (73W)
Comprimento: 2.270 mm
Largura: 950 mm
Altura: 1.490 / 1.530 mm (dependendo da configuração da bolha)
Distância entre eixos: 1.520 mm
Altura do assento: 840 mm
Peso: 255 kg
Capacidade do tanque: 21 litros
Cores: preto/verde, preto/vermelho
Preço: – n.d.