O primeiro jato hipersônico do mundo, capaz de fazer a viagem de Londres a Nova York em apenas uma hora, está prestes a realizar testes.
+ Clique aqui para ver o vídeo
A aviação revolucionou o transporte global, substituindo as longas travessias marítimas, que podiam levar até dez dias, e a travessia terrestre, que demandava de quatro a seis dias para atravessar os Estados Unidos. Agora, com o avanço dos jatos hipersônicos, a possibilidade de viajar grandes distâncias se torna ainda mais acessível.
+Sturgis Rally: mortes misteriosas e sintomas estranhos desencadeiam alerta de saúde pública
+Ferrari GTO recebe pneus modernos da Pirelli após quase 40 anos do fim de produção
Esses jatos, como o planejado pela Venus Aerospace, voarão a velocidades de até cerca de 4800 km/h (Mach 5). Para comparação, o Concorde, que já fez a rota entre Londres e Nova York em 2 horas e 52 minutos, poderia ser superado por essas novas aeronaves, que teóricamente realizariam o trajeto em um terço desse tempo.
O motor de detonação de ramjet da Venus Aerospace é projetado para operar a Mach 6, o que poderia tornar a viagem de Londres à Nova Iorque em cerca de uma hora.
A Venus Aerospace planeja iniciar seus primeiros voos de teste no próximo ano, com a meta de viabilizar o transporte hipersônico tanto para aviação comercial quanto para usos militares. Andrew Duggleby, cofundador da empresa, expressou entusiasmo por essa inovação, destacando a colaboração com a Velontra, especializada em combustão de ar em alta velocidade.
Fonte: LADbible | Foto: Instagram (@venusaero) | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial