A sul-africana Pegasus Universal Aerospace começou a trabalhar no Vertical Business Jet 1 (VBJ1), modelo de jato executivo capaz de pousar e decolar verticalmente, como os helicópteros.
+ Veja as 10 motos Naked mais vendidas em 2022
+ Veja as 10 motos trail mais vendidas em 2022
+ Como aumentar a vida útil dos pneus na cidade
Um protótipo em escala 1:8 do VBJ1 será revelado durante a EBACE, feira aeronáutica que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, em Genebra (Suíça).
Apesar de não ser uma exatamente uma novidade — o jato militar Harrier faz isso desde os anos 1960 —, o VBJ1 usa a tecnologia cool-air fan para decolar verticalmente, que é mais amigável para uso civil já que permite a decolagem e pouco em superfícies sensíveis ao calor.
Por outro lado, quem optar pela capacidade de decolagem vertical terá que abrir mão de parte da autonomia. De acordo com a Pegasus, o avião será capaz de voar até 4.400 km usando uma pista convencional. Distância que cai para 2.124 km usando a decolagem vertical. O VBJ1 será capaz de voar a uma velocidade de até 796 km/h e levar até oito passageiros.
A previsão da Pegasus é que um protótipo em tamanho real da aeronave esteja pronto para testes no próximo ano. Mas a certificação para voos comerciais deve sair somente por volta de 2026.
+ Luana Piovani muda radicalmente para novo trabalho em Portugal
+ Ana Maria Braga se emociona após mudanças no ‘Mais Você’
+ De biquíni asa delta, Lívia Andrade posa tomando banho de rio em Goiás
+ Rafa Kalimann posa nua em sacada de hotel, veja fotos