O Japão está desenvolvendo um projeto inovador para conectar Tóquio e Osaka por meio de uma “estrada transportadora“, uma via automatizada que visa resolver o aumento da demanda por serviços de entrega e a escassez de motoristas.
+Vídeo mostra o momento em que pilotos de MiG-29 saltaram de avião na Índia
+Vídeo: Uralvagonzavod envia novo lote de sistemas lança-foguetes pesados Solntsepek ao Exército Russo
Essa estrada, que será composta por um sistema de transporte automatizado 24 horas, permitirá que grandes contêineres se desloquem ao longo da rodovia, com empilhadeiras automáticas carregando os itens. O objetivo é aliviar a pressão sobre a força de trabalho do setor logístico e reduzir as emissões de carbono.
A construção da estrada entre as duas cidades, uma distância de 515 km, está prevista para começar a ser testada em 2027, com operação total prevista para meados da década de 2030.
+ Clique aqui e veja o vídeo da simulação da via automatizada
Estima-se que o custo do projeto seja de até US$ 23,9 bilhões, devido à necessidade de diversos túneis. Se bem-sucedido, o projeto pode ser expandido para outras regiões do Japão, embora os motoristas ainda sejam necessários para entregas porta a porta até a introdução de veículos sem motoristas.
A escassez de motoristas de caminhão, que transportam cerca de 90% da carga no Japão, tem se agravado com a implementação de uma lei que limita as horas extras desses profissionais, gerando uma lacuna significativa na força de trabalho. A demanda por entregas, que aumentou durante a pandemia de 2020, continua a crescer, o que acelera a necessidade de soluções automatizadas, como a nova estrada, que poderia realizar o trabalho de milhares de motoristas diariamente.
Fonte: The Guardian | Foto: YouTube @mlitchannel | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial