A conversão EV é totalmente reversível e transforma qualquer Série E Tipo 1 em um veículo elétrico de emissões zero com mais de 170 milhas de autonomia.
Nossa parte favorita do casamento real do príncipe Harry para Meghan Markle tinha que ser o carro: uma bela série I Jaguar E-Type conversível, convertido para executar um drivetrain totalmente elétrico . Foi um veículo conceitual que a Jaguar exibiu pela primeira vez em setembro de 2017, e depois de uma grande recepção como parte do Royal Wedding, foi para produção.
É isso mesmo: hoje, a Jaguar anunciou que construirá uma linha limitada de E-Types convertidos eletronicamente para venda e oferecerá conversão elétrica para os atuais proprietários do E-Type. O pedido começa agora, com as primeiras entregas previstas para o verão de 2020.
A conversão substitui o motor de seis cilindros em linha de quatro cilindros do Jag e a transmissão manual de quatro marchas com um trem de força totalmente elétrico. A bateria de 40kWh toma o lugar do motor, enquanto o motor elétrico se aninha onde a transmissão costumava ser. Todo o sistema de transmissão elétrica conecta-se ao motor original e aos suportes de transmissão e aciona o diferencial traseiro original, o que significa que não há nenhuma modificação na carroceria do veículo ou no chassi durante a conversão. A Jaguar nos garante que todos os aspectos da conversão são totalmente reversíveis.
Além disso, a conversão não altera drasticamente a experiência de condução do E-Type: o novo sistema de transmissão elétrico pesa quase exatamente o mesmo que o motor e a transmissão originais. A distribuição de peso da frente para a traseira não é alterada, e as frenagens e curvas devem ser quase idênticas a um E-Type de fábrica. A Jaguar diz que o trem de força elétrica oferecerá uma aceleração mais rápida do que o motor original, e que a bateria pode ser recarregada dentro de seis a sete horas. O painel de instrumentos modernizado, com sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque e painel de instrumentos digital, será opcional.
Este mais recente E-Type Zero, pintado em um lindo tom de bronze, faz sua estréia nos EUA na Monterey Car Week neste fim de semana. Especificações técnicas e detalhes de preços ainda não foram divulgados, e a Jaguar não informou quantas conversões elétricas do tipo E serão vendidas. Mas nós amamos a idéia de uma conversão EV reversível, sem cortes, que preserva a dinâmica de condução original de um carro grande. Esse é um futuro de carros antigos que podemos ficar para trás.