Itália encomenda novos helicópteros de ataque Leonardo AW-249

Leonardo AW-249. Foto: Leonardo

O Ministério da Defesa da Itália formalizou a compra de 17 helicópteros de ataque Leonardo AW-249 como parte do programa de modernização da frota da aviação do Exército.

+ Clique aqui para ver o vídeo de apresentação do Leonardo AW-249

A informação foi divulgada pela Rivista Italiana Difesa com base em documentos orçamentários oficiais.

Substituição do A129 Mangusta

A aquisição faz parte do plano para substituir os antigos A129 Mangusta, que foram introduzidos na década de 1990. Segundo representantes das Forças Terrestres Italianas, a necessidade total do Exército é de 48 helicópteros AW-249, garantindo a transição completa da frota de helicópteros de ataque.

As entregas estão previstas para começar em 2027, conforme estipulado no contrato.

Agusta A129 Mangusta. Foto: Wikimedia

Desenvolvimento e Testes

Até o momento, a Leonardo já construiu quatro unidades do AW-249: um protótipo e três aeronaves de pré-produção. Esses helicópteros não serão entregues para unidades de combate, pois estão sendo usados para testes conjuntos entre a Leonardo e a Força Aérea do Exército, focando na integração de novos armamentos e sistemas.

O AW-249 mantém diversas semelhanças visuais com seu antecessor AW129, mas incorpora significativas melhorias tecnológicas e operacionais.

Capacidades e Armamentos

O AW-249 possui seis pontos de suspensão nas asas, podendo carregar:

  • Mísseis ar-ar e ar-terra (guiados e não guiados);
  • Tanques de combustível externos, aumentando a autonomia da aeronave.

Atualmente, a aeronave está equipada com um canhão OTO Melara TM197B de três canos, calibre 20 mm, e seus mísseis antitanque serão do modelo Spike, de fabricação israelense.

Desempenho e Motores

O helicóptero AW-249 é impulsionado por dois motores GE Aviation CT7-8E6 (T700), cada um com 2.500 hp (1.860 kW), oferecendo maior potência e autonomia. O modelo também incorpora componentes do helicóptero de transporte AW149, garantindo mais robustez e capacidade operacional.

Com um peso máximo de decolagem entre 7.500 e 8.000 kg, quase o dobro do AW129, o AW-249 foi projetado para operar em condições extremas de calor e frio.

+ Veja mais vídeos sobre helicópteros militares

Primeiro Voo e Expectativas

O primeiro voo do AW-249 ocorreu em 12 de agosto de 2022, na fábrica da Leonardo em Vergiate, Itália. O novo helicóptero representa um avanço significativo para as capacidades ofensivas do Exército Italiano, combinando tecnologia de ponta com maior poder de fogo e resistência em combate.

Com a chegada dos primeiros helicópteros em 2027, a Itália se prepara para fortalecer sua frota de aeronaves de ataque, garantindo maior eficiência e modernização para suas operações militares.

Fotos e vídeo: Wikimedia / Leonardo. Fontes: mil.in.ua / rid.Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.