Primeiro-ministro reage após presidente do Brasil comparar Israel com nazistas

Israel reage após presidente do Brasil comparar Israel com nazistas. Foto: Agência Brasil

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reagiu a fala do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; a seguir a nota completa:

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de uma banalização do Holocausto e de um ataque ao Povo Judeu e ao direito de Israel de se defender.

Comparar (as ações de) Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa, enquanto ao mesmo tempo que defende o direito internacional.

Decidi com o Ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, convocar imediatamente o embaixador brasileiro em Israel para uma dura conversa de repreensão.”

O grupo terrorista Hamas se pronuncia e agradece as falas do Presidente Lula!

“Nós do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) apreciamos a declaração feita pelo Presidente brasileiro Lula da Silva, que descreveu aquilo a que o nosso povo palestino na Faixa de Gaza está sujeito como um Holocausto, e que as ações dos sionistas hoje em Gaza são o mesmo que o nazista Hitler fez aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Esta declaração surge no contexto de descrever com precisão aquilo a que o nosso povo está sujeito e de expor a enormidade do crime sionista cometido com a cobertura e o apoio aberto da administração americana liderada pelo Presidente Biden.

Exigimos que a Corte Internacional de Justiça leve em consideração a declaração do Presidente brasileiro sobre o que nosso povo palestino está sofrendo nas mãos do exército de ocupação criminoso e de seus colonos terroristas, violações e atrocidades que a história moderna nunca testemunhou”.

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.