O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato em 2020 em São Paulo. De acordo com levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a tabela de valores venais registra queda nominal de 3,54%, em média, nos preços de venda praticados no varejo. O calendário de pagamentos pode ser consultado aqui.
Veja também:
- Hyundai Creta volta à ponta na parcial de dezembro
- Capacete autografado de Ayrton Senna é vendido por mais de R$ 400 mil
O levantamento da Fipe é referente a 11.868 diferentes marcas, modelos e versões de veículos. A pesquisa, baseada nos valores de mercado de setembro de 2019, comparada ao mesmo período de 2018, identificou maior queda de preços de venda para camionetas e utilitários, que apresentaram recuo de 4,17%.
Os automóveis tiveram redução de 3,97%, seguidos de ônibus e microônibus, com redução de 3,81%. Os preços de venda de caminhões tiveram queda de 2,39% e motos fecharam 2,27% abaixo do valor apurado no ano anterior.
Os proprietários de veículos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.