Índia fecha maior acordo de defesa e encomenda 300 canhões ATAGS para modernizar sua artilharia

Índia fecha maior acordo de defesa e encomenda 300 canhões ATAGS para modernizar artilhariaÍndia fecha maior acordo de defesa e encomenda 300 canhões ATAGS para modernizar artilharia (X @defencealerts)

A Índia firmou seu maior contrato de defesa nacional, encomendando 307 unidades do Sistema Avançado de Artilharia Rebocada (ATAGS) de 155 mm e 327 tratores 6×6 para o Exército.

+Drone flagra momento em que soldados russos são detidos na Ucrânia
+YouTuber constrói scooter Yamaha com motor Crossplane feito de sucata e impressiona com ronco potente

O acordo de US$ 805 milhões foi assinado com as empresas indianas Bharat Forge e Tata Advanced Systems, responsáveis pelo fornecimento conjunto das armas, sendo 184 canhões da Bharat Forge e 123 da Tata. Esse contrato permitirá modernizar diversos regimentos de artilharia, substituindo equipamentos antigos, como os canhões soviéticos M-46 de 130 mm.

Mais de 65% dos componentes do ATAGS serão produzidos internamente, abrangendo peças essenciais como canos, freios de boca e mecanismos de recuo. Desenvolvido em 2019 pelo DRDO em parceria com Bharat Forge e Tata, o ATAGS é um obuseiro autopropulsado com um cano de calibre 52. Pesando cerca de 18 toneladas, ele possui um motor compacto que garante mobilidade de até 12 km/h e conta com um moderno sistema de controle de fogo, incluindo mira por GPS e integração com comandos superiores de artilharia.

O ATAGS tem um alcance de disparo de até 45 km com munição explosiva e pode ultrapassar 60 km com projéteis assistidos por foguete. Esse investimento fortalece a indústria de defesa indiana e amplia a independência do país na produção de equipamentos militares avançados.

Fonte: Militarnyi | Foto: X @defencealerts | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial

Back to top