A Hyundai, como a Toyota, ainda preserva botões físicos em seus carros, ao contrário de muitas montadoras que optaram por telas sensíveis ao toque para quase todas as funções.
+Vídeo: Forças russas capturam e exibem veículo M2 Bradley como troféu de guerra
+Vídeo: Performance impressionante do caça Su-57 no treinamento para o AirShow China
Estudos internos da Hyundai mostram que muitos consumidores preferem controles tradicionais, especialmente para funções utilizadas com frequência, pois garantem um uso mais prático e imediato.
Em testes de grupos de foco, ficou evidente que a busca por funções em telas pode causar estresse e irritação, principalmente quando é necessário ajustar algo rapidamente.
Em visita ao estúdio da Hyundai Design North America, o Korea JoongAng Daily descobriu que a Hyundai inicialmente admirou o conceito da Tesla de centralizar todos os controles em uma única tela grande. No entanto, a experiência prática revelou que o uso exclusivo de telas pode não ser a solução ideal, já que operar funções básicas se torna mais difícil e potencialmente perigoso enquanto se dirige. O uso de botões físicos permite que motoristas mantenham o foco na estrada, usando a memória muscular para ajustar as funções sem desviar os olhos.
Além da preferência dos usuários por botões, a segurança é um ponto importante, já que telas grandes podem distrair o motorista. Segundo Sang Yup Lee, chefe de design global da Hyundai, é mais fácil sentir e ajustar um botão físico enquanto se dirige.
No entanto, muitas montadoras continuam substituindo botões físicos por telas para economizar, uma vez que é mais barato padronizar as telas em diferentes modelos, embora isso possa comprometer a experiência de direção e a segurança dos usuários.
Fonte: Motor1.com | Foto: Instagram @hyundai | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial