A Honda anunciou nesta segunda-feira (1º) a formação de um consórcio com os fabricantes KTM, Piaggio e Yamaha voltado para o desenvolvimento e produção de baterias substituíveis para motos e veículos leves.
+Veja como é a composição do preço dos combustíveis
+Honda CG 160 é campeã geral do Selo Maior Valor de Revenda – Motos 2020
+Vídeo: Câmera flagra colisão entre carro e avião nos EUA
A ideia do convênio entre a Honda e as outras três fabricantes é a criação de um sistema padrão de bateria substituíveis visando promover a disseminação do uso de veículos elétricos leves quanto contribuir para uma gestão mais sustentável do ciclo de vida das baterias.
Além disso, estendendo a autonomia, encurtando o tempo de carregamento e reduzindo os custos do veículo e de infraestrutura, os fabricantes buscam responder às principais preocupações dos clientes em relação ao futuro da mobilidade movida por eletricidade.
O objetivo do Consórcio será, portanto, definir as especificações técnicas padronizadas do sistema de bateria substituível para veículos pertencentes à categoria L (legislação União Europeia): ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos. Ao trabalhar em colaboração com as partes interessadas, organizações de normalização nacionais, europeias e internacionais, os membros fundadores do Consórcio estarão envolvidos na criação de normas técnicas internacionais.
O Consórcio iniciará suas atividades em maio de 2021. Os quatro membros fundadores incentivam todas as demais partes interessadas em se juntar à cooperação para enriquecer a expertise do Consórcio.