A American Honda Motor Co. (Honda Estados Unidos) está chamando para o recall, alguns modelos da Honda CRF1100 Africa Twin 2020-2022 equipados com câmbio DCT devido a “configurações inadequadas no programa de gerenciamento de dados de diagnóstico a bordo (OBD) da Unidade de Controle do Motor (ECU). No Brasil, ainda não tivemos notícia de nenhum chamado de recall até o momento.
+ As 12 Picapes mais vendidas no Brasil
+ Veja as 10 motos big trail mais vendidas em 2022
+ Honda revela o motor da nova Hornet
A Honda diz que “… dados anormais podem redefinir a ECU e fazer com que a embreagem seja liberada em modelos equipados com transmissão de dupla embreagem (DCT).
O relatório de recall da Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias (NHTSA) diz que 1.561 motocicletas podem ser afetadas.
No relatório, a Honda Estados Unidos diz especificamente:
“Devido a configurações inadequadas no programa de gerenciamento de dados de diagnóstico a bordo (OBD) da unidade de controle do motor (ECU), dados anormais podem ser produzidos e redefinir a ECU, fazendo com que a comunicação da rede de área do controlador (CAN) seja desconectada e a embreagem a ser lançado em modelos equipados com transmissão de dupla embreagem (DCT).”
Descrevendo o risco de segurança, a Honda diz:
“Um veículo com um programa inadequado pode redefinir a ECU durante a condução, potencialmente causando uma parada do motor ou perda de força motriz, aumentando o risco de acidente ou lesão.”
A Honda observa que apenas os modelos Africa Twin com transmissão de dupla embreagem (DCT) fazem parte deste recall.
As motocicletas afetadas são as seguintes: HONDA CRF1100 Africa Twin equipada com DCT 2020-2021
Cronograma de notificação
Em seu relatório à NHTSA, a Honda disse que os revendedores já foram notificados. Os proprietários serão notificados em 31 de outubro de 2022.
A Honda diz que entrará em contato com os proprietários registrados de todos os veículos afetados por correio e será solicitado a levar o veículo a um revendedor autorizado Honda Powersports. O revendedor irá reprogramar a ECU com um arquivo atualizado sem nenhum custo. Os proprietários que pagaram para concluir esses reparos às suas próprias custas serão elegíveis para reembolso de acordo com o plano de reembolso de recall registrado na NHTSA.