A Honda tem uma nova solução anti-furto para motos, embora haja ainda pouca informação técnica. No entanto o novo sistema vai ser apresentado e discutido no 26º Congresso Mundial de ITS (Intelligent Transport Systems), que decorre a partir de 21 de outubro até à próxima sexta-feira, dia 25.
• Os carros que podem ser furtados em menos de 60 segundos
A Honda pretende mostrar a tecnologia deste sistema, entre várias relacionadas com a mobilidade inteligente, suportadas por tecnologias V2X (comunicação veiculo-a-veículo e veículo-infraestrutura).
Vão ser exibidas várias soluções já com nome registado, mas a este sistema apenas lhe chamou, e de acordo com a nota divulgada à imprensa, de “Sistema dissuasor de furtos baseado em difusão de ondas digitais terrestres”. Ou seja, uma tradução livre de “Motorcycle theft deterrent system based on digital terrestrial broadcasting carrier”).
Este sistema consiste na instalação de um identificador digital (ID) único em cada moto, que após comunicado o furto do veículo, a infraestrutura (central terrestre) envia o ID do mesmo a todos os outros veículos em movimento. Assim que um deles detecte o ID procurado, devolve à infraestrutura central uma comunicação relativa ao ID em questão.