O movimento paramilitar fundamentalista Hezbollah divulgou recentemente um vídeo que mostra lançadores de foguetes de múltiplos canos e túneis subterrâneos utilizados para o transporte de equipamento militar. Na gravação, uma voz declara: “O castigo será doloroso”.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Apesar de não haver estatísticas oficiais detalhando a ala militar do Hezbollah no Líbano, informações obtidas de fontes abertas revelam alguns fatos importantes.
Pessoal militar
Em 2021, o Secretário-Geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, afirmou que a estrutura militar do grupo conta com aproximadamente 100.000 “homens libaneses treinados, organizados e experientes”.
Arsenal de mísseis
O Hezbollah possui mais de 1 milhão de foguetes de diversos tipos. Entre eles estão mísseis guiados de precisão e foguetes Katyusha modificados para maior precisão, além de mísseis antitanque, conforme relatado recentemente por um oficial não identificado da Força Quds do Irã à revista Foreign Policy. Em 2022, Nasrallah também afirmou que o Hezbollah tem capacidade de converter milhares de foguetes em mísseis de precisão e produzir drones.
Mísseis balísticos
Em novembro de 2023, Nasrallah revelou que o grupo usou um míssil Burkhan contra Israel.
O Hezbollah possui “milhares” desses mísseis, que têm um alcance de até 10 km e causam destruição em um raio de 150 metros.
+ Israel vai implantar canhões Vulcan para combater drones
+ Vídeo mostra o ataque de um drone MQ-9 que resultou na morte de comandante do Hezbollah
Além disso, o grupo libanês também conta com mísseis balísticos de artilharia Zelzal-1 e Zelzal-2, bem como mísseis de curto alcance Fateh-110, que são móveis e podem ser transportados por estradas.
Fonte: t.me/SputnikInt. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.