Na noite de 5 de julho, um helicóptero de ataque Mi-28 da Rússia fez um pouso de emergência na região de Rostov após colidir com um drone. O incidente foi relatado pela mídia russa e ocorreu quando o helicóptero provavelmente estava interceptando um drone de ataque sobre a região.
+ Clique aqui para ver o vídeo de um MI-28 atacando posições ucranianas e perseguindo um drone
Após a colisão, o helicóptero fez um pouso forçado perto de um assentamento na região de Azov, resultando na perda da seção da cauda. Devido à alta temperatura dos gases de escape, a grama ao redor do helicóptero começou a pegar fogo. A tripulação abandonou a aeronave e foi evacuada com segurança.
Antes da chegada dos bombeiros, aproximadamente 500 metros quadrados de área estavam em chamas, mas o fogo foi rapidamente controlado. Atualmente, o helicóptero está parado em um campo aberto, aguardando evacuação pelos militares russos e transporte para a fábrica do fabricante para reparos extensivos.
Os helicópteros Mi-28 são usados pelo inimigo para defesa aérea e interceptação de drones de movimento lento com armas de canhão. Um desses casos foi registrado por um drone de reconhecimento da Inteligência de Defesa da Ucrânia, que fugia de um helicóptero russo Mi-28 sobre a Crimeia temporariamente ocupada.
No vídeo publicado em agosto de 2023, um drone ucraniano voando perto do Cabo Tarkhankut foi perseguido por dois helicópteros de combate e uma aeronave russa ao mesmo tempo. O Mi-28 disparou contra ele com canhões automáticos de 30 mm, mas devido à baixa precisão de mira, nenhum projétil danificou o drone. Um caça russo também não conseguiu interceptar o drone, que o atacava com armas de canhão e mísseis.
+ Veja mais vídeos sobre a invasão russa da Ucrânia
Fonte: mil.in.ua. Fotos e vídeos: t.me/DIUkraine e t.me/mod_russia.
Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.